segunda-feira, 3 de agosto de 2020

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 e passou sua infância nos bairros do subúrbio carioca. Mesmo tendo interesse pela arte, primeiramente se formou em direito (1970) e somente depois, em 1986, abandona a advocacia e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passando a dedicar mais tempo à sua produção artística.

Ivan Cruz

Suas primeiras pinturas utilizando a temática infantil são realizadas em 1990 e hoje, o artista já retratou mais de 100 tipos de brincadeiras diferentes. Ivan Cruz batizou sua série com o título “Brincadeiras de Criança”. Suas telas são um verdadeiro “túnel do tempo” e retratam jogos de pião, bolinhas de gude, amarelinha, pipas, entre muitas outras brincadeiras que nos levam direto a nossa infância. Suas pinturas são realizadas com cores fortes, utilizando acrílico sobre tela.

Questionado sobre quais os motivos de não pintar os rostos das crianças em suas telas, Ivan Cruz disse que dessa forma seu trabalho se torna universal, e todas as crianças podem se enxergar nas suas pinturas.

Suas exposições reúnem além dos quadros, os próprios brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de histórias, e música ambiente, como cantigas de roda, criando uma ambientação perfeita.


Ivan objetiva através de suas obras, desenvolver a imaginação das pessoas, resgatar o lúdico e incentivar ao máximo o desenvolvimento das crianças no mundo das brincadeiras reais.


 “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
Ivan Cruz


Em 1999, a Telemar reproduziu em seus cartões telefônicos, oito telas da série “Brincadeiras de Criança”, numa produção de mais de um milhão de cartões.

Em 2001 Ivan Cruz entra no mundo das esculturas, com um projeto em parceria com a prefeitura de Cabo Frio. Inaugura na orla da Praia do Forte, um conjunto de esculturas de bronze, representando as brincadeiras de crianças em tamanho natural (cerca de 1,20 m). Suas esculturas podem ser vistas ainda, na Praça Castelo Branco (Arraial do Cabo), na Errol Flynn Galeria de Arte (Belo Horizonte), na Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Museu Nacional de Belas Artes e no Museu da República (Rio de Janeiro).


No ano de 2016 é lançado o livro infantil "Brincadeiras de Criança", que além de ser uma homenagem ao próprio artista, contendo algumas de suas pinturas, foi publicado em parceria com Edna Ande e Sueli Lemos, contendo ilustrações de Loly & Bernardilla.

Até o início do ano de 2020 Ivan Cruz já produziu mais de 600 quadros, 30 esculturas em tamanho natural em praças públicas, 27 esculturas médias, 37 esculturas em miniaturas e murais das brincadeiras em vários lugares. Suas obras são estudadas nas salas de aula do Brasil inteiro, através de livros didáticos publicados por mais de 60 editoras.


Pela internet, o artista ensinou como fazer uma pipa com materiais simples, para ser solta no ventilador. Clique na primeira imagem e assista o vídeo de como fazer a pipa de ventilador. A segunda imagem mostra o vídeo com o artista empinando sua pipa no ventilador.


"Não acreditava que um dia fosse fazer isso. Soltar pipa no ventilador. Acredita nessa? Preparei essa pipinha maneira e 'tô' eu aqui. Já que não posso ir pra rua. E ela solta legal mesmo, essa pipa eu fiz agora", diz o artista.
Ivan Cruz

Releitura da obra de Ivan Cruz
Criança brincando na pandemia (2020) - Giz de Cera
Luiz Alberto de Souza

Releitura da obra de Ivan Cruz
João com Aviãozinho (2020) - Fotografia alterada no Photoshop
Luiz Alberto de Souza

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS... PESQUISE

Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet sobre o tema abordado aqui no blog e amplie seus conhecimentos sobre o artista Ivan Cruz e suas obras.

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

  

  

  

   

 

 




RELEITURAS DA OBRA DE IVAN CRUZ
Meus alunos da EM Benedito Laporte
Releitura feita com massinha de modelar


Releitura produzida com colagem de papel dobradura

Releitura produzida com lápis de cor e giz de cera

Releitura feita com papelagem

Releitura feita com papelagem

Releitura feita com papelagem
 
Releitura feita com papelagem 

Início da papelagem

Alunos criando o cenário para a releitura 

Alunos pintando os personagens da papelagem

Alunos pintando os personagens da papelagem

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 01

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos colorir um desenho que represente uma arte de Ivan Cruz? Para colorir, você pode se inspirar nas pinturas de Ivan Cruz apresentadas aqui no blog, sem a necessidade de pintar com as mesmas cores. Lembre-se de que a ideia não é fazer uma cópia, então, use sua criatividade. 

Você pode imprimir as imagens ou desenhá-las. Seu trabalho artístico pode ser feito com lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto... A escolha é sua!

 



PROPOSTA PARA ATIVIDADE 02

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos realizar a releitura de uma das obras de Ivan Cruz? 

Escolha uma das obras apresentadas aqui no blog para se inspirar. Sua arte pode ser feita com lápis, canetinhas, colagens, giz ou qualquer outro material... A escolha é sua! O importante é lembrar que na releitura o aluno deve reconstruir a obra original, realizando alterações, incluindo objetos do seu convívio, mudando cores e outros detalhes. Pode e deve colocar na obra aquilo que tem sentido em sua vida... E o mais importante de tudo é lembrar que releitura não é cópia.

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 03

Nossa terceira proposta é trabalharmos com a fotografia. Indico duas possibilidades para sua criação.  Na primeira, pegue alguns brinquedos ou somente seu brinquedo favorito, peça para alguém fotografar enquanto você brinca. A segunda ideia é escolher uma obra de Ivan Cruz e realizar a releitura fotográfica dela, como fiz em "João com Aviãozinho (2020)". A fotografia pode ser colorida, preta e branca ou desenvolvida através de algum filtro constante no App do celular, ou demais tecnologias digitais usadas para fotografar... A escolha é sua!

Bora fazer arte?

Me sigam no


OBJETIVOS

Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Ampliar o repertório visual dos estudantes.

Conhecer e entender as diferentes possibilidades imagéticas e expressivas através do desenho, da pintura e da escultura.

Conhecer a obra de Ivan Cruz.

Trabalhar diferentes técnicas para criar images expressivas.

Desenvolver trabalho de pesquisa através das TDIC.

Estimular pesquisas qualitativas aos educandos.

Desenvolver a criatividade do estudante.

BIBLIOGRAFIA

https://www.ivancruz.com.br. Acesso em 03/08/2020.

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2020/05/27/artista-leva-o-ludico-de-suas-obras-de-arte-para-a-vida-real-e-mostra-que-e-possivel-ate-soltar-pipa-no-ventilador.ghtml. Acesso em 03/08/2020.

ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Cruz#:~:text=Ivan%20Cruz%20(Rio%20de%20Janeiro,maioria%20das%20suas%20obras%20art%C3%ADsticas. Acesso em 03/08/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário