Releitura com massinha... Que legal Fessor!!! Mas o que é releitura??? É por causa deste tipo de reação, que devemos primeiramente explicar aos(às) estudantes o que é uma Releitura.
Vou iniciar o post enfatizando que releitura não é cópia! Explicarei então, o que é uma releitura e quais as principais diferenças em relação à cópia, elucidando ainda, de forma resumida, o que vem a ser o plágio e a falsificação.
O dicionário Michaelis apresenta em seu verbete “Releitura” a etimologia da citada palavra com dois significados – “Ato de reler” ou “Segunda Leitura”.
Picasso declarou: “Fazer uma boa releitura é divino, pintar porcaria é para cretino”.
Então, basta entendermos que fazer uma releitura nada mais é que, interpretar uma obra já existente, adicionando nossa própria visão a ela. Para isso, é necessário primeiramente, entender o conceito e a mensagem da obra original. Não estamos falando em reproduzir a obra, então, não precisamos utilizar a mesma técnica, nem os mesmos materiais. Deve ficar bem claro que o importante em uma releitura, não é o grau de semelhança desta com a obra inspiradora.
Dessa forma, a releitura de uma pintura a óleo poderá ser feita através da fotografia, da escultura, de diferentes estilos de desenho e colagens, entre outras linguagens artísticas. O importante é que ao final do processo, a releitura (trabalho final) mantenha vínculo com a obra inspiradora (a obra original).
RELEITURAS DA MONA LISA (LEONARDO DA VINCI)
Segundo Heleny Galati, “A diferença entre releitura e cópia é a seguinte: na cópia você reproduz fielmente (ou pelo menos tenta) o quadro do artista. Neste caso, a pessoa está apenas preocupada com a observação e a capacidade para copiar. Já a Releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho".
Uma releitura pode ser realizada inclusive, como forma de homenagear um artista que você conhece ou admira.
Existe mais de cinco mil releituras da obra Mona Lisa (A Gioconda), de Leonardo da Vinci, todas consideradas originais, produzidas por artistas de todas as partes do mundo.
RELEITURAS DA MONA LISA (LEONARDO DA VINCI)
Para conseguirmos realizar uma boa releitura, é preciso conhecer aspectos da obra inspiradora, assim como, da sociedade e do momento em que o objeto artístico foi confeccionado, do artista que a produziu, e dos outros artistas e obras da mesma época. Devemos então, absorver todo o conhecimento possível para entender de verdade a obra em questão, e por fim, realizar nossa interpretação. Assim, podemos concluir que uma boa releitura irá depender de uma boa leitura (compreensão) da obra original.
É importante compreender que a releitura não é exclusividade das Artes Visuais, podendo ocorrer em outras linguagens artísticas, como no teatro, na música (versão) e na dança
RELEITURA DE UM CAPÍTULO DE RADIONOVELA
RELEITURAS DA OBRA DE PIET MONDRIAN
Piet Mondrian - Composição com Grande Plano Vermelho, Amarelo Azul e Preto (1921) |
Coleção Mondrian de Yves Saint Laurent |
Urbano HYPE - Tok Stok (2010) - mistura a arte de Mondrian com os designers de Gerrit Rietveld e de Eero Saarinen |
Prefeitura de Haia - Holanda |
RELEITURAS DA OBRA DE IVAN CRUZ
Brincando com Pião - Arte de Ivan Cruz |
Releitura da obra de Ivan Cruz Criança brincando na pandemia (2020) - Giz de Cera Luiz Alberto |
Releitura feita com massinha de modelar Alunos da EM Benedito Laporte - Mogi das Cruzes-SP |
Releitura feita com papelagem Alunos da EM Benedito Laporte - Mogi das Cruzes-SP |
O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 e passou sua infância nos bairros do subúrbio carioca. Mesmo tendo interesse pela arte, primeiramente se formou em direito (1970) e somente depois, em 1986, abandona a advocacia e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passando a dedicar mais tempo à sua produção artística.
Dentro das metodologias ativas, é importante que os(as) estudantes saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet sobre o tema abordado neste post e amplie seus conhecimentos sobre o artista Ivan Cruz e suas obras.
Para saber mais sobre a arte de Ivan Cruz, acesse o material abaixo
É importante lembrar que o poder de observação e a capacidade para copiar uma obra, não desenvolvem no(a) estudante a criatividade. Ao final teremos apenas um(a) ótimo(a) copista.
Segundo o consultor de arte, João Carlos Lopes dos Santos, “Quem é artista cria, não copia”. “Sou de opinião que só há talento, onde se detecta criatividade. Quando o assunto é cópia, não há o que se falar de talento, mas sim em habilidade, em destreza”.
Na releitura de uma obra de arte, inevitavelmente passamos pelo momento de apreciação da obra. Este momento deve sempre estar inserido nas aulas de arte, visto que as crianças são atraídas pelas novas descobertas imagéticas, pelas composições cromáticas, texturas, linguagens e múltiplas temáticas. Uma apreciação variada de imagens irá ampliar a memória visual do(a) estudante, facilitando os processos imaginativos para a construção de novas realidades, obras e imagens, ampliando dessa forma, a expressividade da criança.
Infelizmente é muito comum a ideia de que fazer um trabalho parecido com a obra de arte original, seja uma releitura. Na verdade, o trabalho somente é uma releitura a partir do momento em que haja uma personalização da produção, tendo ainda, a intenção de transmitir uma nova mensagem com seu trabalho. A Marca pessoal inserida pelo(a) estudante em seu trabalho pode ser o predomínio de certas cores, ou a ausência delas, tipo de traços ou algum elemento visual.
As obras de arte são criadas a partir das vivências do(a) artista, contexto social, político, cultural, econômico e filosófico, no qual ele(a) está inserido. Por isso, ao fazer uma releitura, devemos inserir as influências que se fazem presentes ao nosso redor, acrescentando a obra, um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências.
Na contemporaneidade, temas como a cibercultura, as múltiplas identidades, a inclusão das diferenças, o preconceito, a ecologia e a globalização são temas relevantes, que engrandecem a obra e levam aos observadores, uma melhor compreensão da arte atual.
Só uma dúvida!!! O que é plágio?
O plágio ocorre quando alguém assina, apresenta ou publica uma obra intelectual de qualquer natureza, podendo ser, por exemplo, texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, de outra pessoa, tanto na íntegra como em partes, como se fosse própria, sem que haja a devida autorização do autor primígeno. Podemos dizer ainda, que tal ato é um “furto intelectual”.
A Lei de Direitos Autorais, em seu artigo 5º define a obra adaptada como sendo uma nova criação intelectual, resultante da transformação da obra originária. Portanto, numa releitura, o autor deve mencionar o nome da obra e autores originais. Isso ocorre muito no campo da dramaturgia, onde novelas são inspiradas em obras da literatura.
E o que é falsificação de obra de arte?
A falsificação busca a verossimilhança da imagem e do estilo de uma criação artística de outrem, objetivando fazer parecer que aquela obra é de outra pessoa, normalmente de um artista conhecido, visando ganhar lucro com a venda da obra falsa.
Então, a diferença entre plágio e falsificação é...
Quando alguém coloca em criação artística alheia, a sua própria assinatura, trata-se de plágio. Ao copiar o contexto criativo alheio, imitando também a assinatura daquele autor, pretendendo insinuar, sugerir ou induzir aos desavisados, que aquela obra é da autoria de outrem, está caracterizada a falsificação.
ABRA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTE
RELEITURAS - Escola Estadual Vila Magini II - Prof. Alice S.
PROPOSTA PARA ATIVIDADE 01
Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos fazer uma releitura da Mona Lisa (A Gioconda) de Leonardo da Vinci?
Lembre-se de que Releitura não é cópia. Então, personalize sua produção.
Seu trabalho artístico pode ser feito através da fotografia, do uso de lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto... A escolha é sua!
PROPOSTA PARA ATIVIDADE 02
Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos fazer uma releitura?
Para esta segunda atividade, proponho que você escolha uma obra de arte. Então, pesquise em livros ou na internet diferentes obras de arte e escolha uma delas para fazer a releitura. Leia sobre o objeto artístico escolhido e sobre seu autor, e não esqueça de anotar o nome da obra e do artista.
Não esqueça que Releitura não é cópia. Então, personalize sua produção.
Seu trabalho artístico pode ser feito através da fotografia, do uso de lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto... A escolha é sua!
OBJETIVOS
Ampliar o repertório cultural dos estudantes.
Ampliar o repertório visual dos estudantes.
Entender o que é a releitura.
Conhecer e entender as diferentes possibilidades expressivas através do desenho, da pintura, da música e da fotografia.
Trabalhar diferentes técnicas para criar imagens expressivas.
Desenvolver trabalho de pesquisa através das TDIC.
Estimular pesquisas qualitativas aos educandos.
Desenvolver a criatividade do estudante.
BIBLIOGRAFIA
https://blog.ceresart.com/o-que-e-releitura-de-uma-obra-de-arte. Acesso em 17/08/2020.
https://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura. Acesso em 17/08/2020.
http://www.uniepre.com.br/blog/afinal-o-que-e-releitura. Acesso em 17/08/2020.
https://iphotochannel.com.br/o-que-e-releitura-e-o-que-e-plagio-em-arte-e-fotografia. Acesso em 17/08/2020.
https://novaescola.org.br/conteudo/1057/recriar-da-mais-sentido-a-arte. Acesso em 17/08/2020.
http://fabianaeaarte.blogspot.com/2014/07/releitura.html. Acesso em 17/08/2020.
https://180graus.com/artes-visuais/releituras-de-valdsom-braga. Acesso em 17/08/2020.
http://www.investarte.com/consultarte/scripts/acompanhando/65.asp. Acesso em 17/08/2020.
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