terça-feira, 25 de agosto de 2020

A ARTE E A CIÊNCIA DE LEONARDO DA VINCI

Filho ilegítimo do escrivão Ser Piero da Vinci e da camponesa Catarina, Leonardo nasceu em Vinci, próximo de Florença, no dia 15 de abril de 1452.

Autorretrato de Da Vinci (1512)
33 cm x 22 cm - Sanguínea

Foi provavelmente aos 14 anos de idade, que Leonardo da Vinci entrou no ateliê de Verrochio, o mais famoso de sua época, e foi trabalhando com o mestre e seus discípulos que começou a exercitar a agilidade de seu desenho. Sem renegar a tradição do traço e do claro-escuro florentinos, Da Vinci enriquece os projetos de seu mestre, envolvendo tais obras com uma luz mais suave. É nesse período de sua carreira, que são realizadas a "Madona Santa", de São Petersburgo, obra dotada de estrutura romântica e muita delicadeza no rosto da Virgem e "O Batismo de Cristo" que deve a Vinci, a beleza clara e lânguida do anjo presente no lodo esquerdo da obra.

O Batismo de Cristo (1472 - 1475)
Tinta a óleo - 1,77 m x 1,51 m
Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci

Aos vinte anos Da Vinci se inscreve no registro dos pintores de Florença.

As primeiras obras pessoais e independentes do artista são a "Madona de Munique" e a "Anunciação do Monte das Oliveiras". Neste último, as asas do anjo apresentam evidências dos seus estudos sobre o voo dos pássaros, assunto que o intrigava sobremaneira.

A Anunciação (1472 - 1475)
Tinta a óleo - 98,4 cm  × 217 cm
Leonardo da Vinci

“Ele atingirá seu voo, o grande pássaro vai preencher o mundo com sua fama” Leonardo da Vinci.

Estas palavras não constituem apenas uma fascinante profecia sobre aviões ganhando os céus, mas revelam também, o desejo ardente em desenvolver um mecanismo voador, que permitiria realizar o sonho de Ícaro, dando ao homem o poder de voar.

Da Vinci sempre sonhou em voar, e isso está presente em seus vários desenhos de máquinas voadoras. Ele projetou até um helicóptero, uma asa delta, um paraquedas e até uma hélice. O mundo de Da Vinci é fantástico, irreal e romântico.

MAQUINAS VOADORAS DE DA VINCI

Leonardo da Vinci tinha uma visão aristotélica do mundo, sendo um espírito genial e curioso, que investigava tudo o que lhe aparecia diante dos olhos, e depois, lançava-se em pesquisas apaixonadas em todos os campos do conhecimento. Essa afirmativa pode ser facilmente comprovada ao observarmos os inúmeros desenhos por ele produzidos e que, de certa maneira, revelam o botânico, o anatomista, o geólogo e o engenheiro que ele foi. Em uma carta a Ludovico, o Mouro, ele relaciona seus atributos: Engenheiro militar, estrategista, construtor de armas, e em tempo de paz “compositor” de edifícios, engenheiro de águas, pintor e escultor. Fez papel de decorador e diretor de cena em 1490, com a “Festa do Paraíso”. Trabalhou como especialista em arquitetura, em Florença, e como engenheiro chefe das fortificações de César Bórgia, em Romagna. Depois deste período, viveu alguns anos em Milão, com os títulos de pintor e engenheiro, com salário alto e fixo, e todas as condições possíveis para se dedicar às pesquisas científicas.

Desenho de uma grande besta com rodas inclinadas
e outras bestas - Leonardo da Vinci

Igreja com domos no plano central e estudo
da relação das proporções - Leonardo da Vinci

Ilustração botânica - Desenho de uma anêmona Nemrosa
Leonardo da Vinci


Desenho do torso de uma mulher
Leonardo da Vinci

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS... PESQUISE

O interesse de Da Vinci por botânica remonta a sua juventude. Mas o que são ilustrações botânicas?

Muito usadas antigamente, as ilustrações botânicas são verdadeiras relíquias que inspiram artistas e estudiosos no mundo todo. Antes da existência de máquinas fotográficas, era por meio das ilustrações botânicas que se tinha acesso à rica e infinita variedade de espécies de plantas e flores ao redor do mundo. 

Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade

The Botanic Garden, Volume 8
Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade

Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet sobre o tema central deste post, o gênio Leonardo da Vinci e suas obras, assim como, os outros assuntos abordados, caso das ilustrações botânicas e seus artistas... Amplie seus conhecimentos! 

LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO

O mito de Leonardo da Vinci como pai da antecipação científica remonta ao final do século XIX, quando a sociedade passou a ver neste mestre, aquele que reunia em si mesmo todas as conquistas da humanidade, a expressão máxima do homem da Renascença.

A pintura é uma coisa mental” Leonardo da Vinci

Na realidade Da Vinci era um homem cheio de contradições e incertezas, angústias e dúvidas, em busca da expressão perfeita. Suas anotações contêm observações científicas entrecortadas por reflexões filosóficas. Sua insatisfação também se revela em seus projetos artísticos, onde por vezes, deixa obras inacabadas, conforme indicam inúmeros esboços e projetos interrompidos. Por outro lado, seus quadros prediletos são produzidos com esmero e dotados de acabamento minucioso.

Leonardo da Vinci é o maior exemplo de cultura florentina de seu tempo, curioso e consciente de sua força e inteligência.

 Imagine os rostos dos homens e das mulheres quando cai a tarde, na rua, quando o tempo está cinzento... que graça e doçura os iluminam... essa é a expressão perfeita”. Anotações de Da Vinci no manuscrito “A” da Biblioteca Nacional de Paris.

A plenitude contida neste pensamento é atingida em Mona Lisa (La Gioconda), pois é exatamente este sopro de luz velada que ilumina a face da mulher. Ele mergulha sua personagem em um degradê de nuances quase crepusculares. Mona Lisa se tornou o retrato mais famoso de todos os tempos e possivelmente o mais valioso do mundo. Foi nessa pintura a óleo sobre madeira que o gênio trabalhou melhor a técnica do esfumaçado (sfumato). Nela, as formas foram construídas a partir de camadas tão finas de velatura, que todo o painel parece exalar uma luz suave, atingindo um grau de perfeição para seus contemporâneos, que parecia um milagre.

Mona Lisa (1503) - 77 cm x 53 cm - Tinta a óleo
Leonardo da Vinci

Em 2010 o pesquisador italiano Silvano Vinceti, presidente da comissão nacional de patrimônio cultural da Itália, descobriu que Da Vinci escondia códigos nas pupilas de Mona Lisa, invisíveis a olho nu. Ao analisar a pintura com o auxílio de um microscópio eletrônico, o cientista encontrou uma série de letras. Na pupila direita identifica-se LV (Leonardo da Vinci) e na esquerda, ligeiramente borradas, algo parecido com CE ou CB, que não se sebe o significado, mas que podem ser as iniciais do nome da modelo.

Mas... Quem foi Mona Lisa???

Ainda não existe esta resposta, porém, há muitas hipóteses, como sendo a famosa pintura, um retrato da florentina Lisa Gherardini (Lisa del Giocondo), esposa de Francesco Giocondo, rico comerciante de Florença, ou de uma modelo chamada Isabella D’Este, mulher da nobreza de Mântua. Alguns afirmam ainda, que o rosto pintado é na verdade, de um homem, uma representação transgênera que poderia ser o retrato de Francesco Giocondo, de um adolescente chamado Andre Salai e até mesmo, um autorretrato de Da Vinci com traços femininos.

É interessante observar que Da Vinci pintou as duas obras consideradas mais famosas do mundo, "A Última Ceia" e "Mona Lisa", que exerce uma incrível sedução tanto em críticos quanto no público em geral. A expressão do rosto, com o célebre sorriso enigmático, é incompreensível e distante.

Leonardo Da Vinci tinha 30 anos quando pintou sua primeira obra de grande envergadura, "Adoração dos Magos", para a Igreja de São Donato, em Scopeto. Esta é provavelmente a obra de composição mais ousada de Da Vinci, mesmo comparada a trabalhos posteriores.

Da Vinci foi um desenhista sem igual, e seu traço não servia apenas para esboçar suas pinturas, mas o ajudava a ilustrar suas observações científicas, seja de botânica ou de mecânica, flores, amimais ou anatomia. Ele criou a moderna ilustração científica.

Na pintura mural da "Santa Ceia", produzida para o refeitório de Santa Maria das Graças, em Milão, Da Vinci rompe a rígida tradição das ceias toscanas da época. Através da dramaticidade, os personagens vibram, surgem gestos nervosos e fisionomias angustiadas, cada qual reage a seu modo, revelando sua personalidade própria. A pintura exemplifica o que DA Vinci anotou em um de seus cadernos, que o objetivo mais elevado da pintura é o de retratar “a intenção da alma humana”. Esta máxima não se refere a estados emocionais momentâneos, mas à vida interior do homem em sua totalidade.  Na composição, rigorosamente simétrica, a obra reúne os personagens em trios, tornando-se singularmente mais leve.

A Última Ceia (1495 – 1498) - Têmpera, gesso, Mástique, Breu
Afresco de Leonardo da Vinci - 4,6 m x 8,8 m

Ainda em Milão, Da Vinci pinta "A Virgem nos Rochedos", onde todos os componentes do quadro, rochas, plantas, flores e personagens são produzidos com igual vitalidade.

Da Vinci adquiriu todo o seu conhecimento a partir das próprias experiências, o que não era normal em sua época, pois os letrados de seu tempo eram aqueles que sabiam “autores” e comentavam os textos sagrados, fonte da ciência antiga.

De volta a Milão, Da Vinci praticamente abandona a pintura, porém, é desta época a passagem para pintura, do desenho de "Sant’Ana", que uma década antes, havia maravilhado o povo de Florença. A execução um pouco apagada e esfumaçada revelam as mãos de seus discípulos, dando a obra final, aspectos inferiores aos desenhos preparatórios. O desenho em cartão de "A Virgem Sant’Ana, o Menino Jesus e São João" é outra versão da célebre composição.

"São João Batista" do Louvre remonta a breve estada deste mestre em Roma, assim como "Virgem com o menino" e "Leda e o Cisne", destinada provavelmente ao seu protetor Juliano de Médicis.

Ao chegar à França, da Vinci alcança finalmente a posição privilegiada que sempre desejou. Como de chefe de uma escola, incontestado, admirado e também invejado, pode então, dedicar-se com toda tranquilidade às pesquisas de sua predileção.

O mestre julgava ser a pintura, intelectualmente superior ao trabalho do escultor. Para da Vinci, enquanto o escultor manipula o martelo e o cinzel, coberto de suor e de pó, o pintor encarna o gosto da moderação, elegância e refinamento de um mestre. Sobre isso Da Vinci disse: “O pintor senta-se à vontade diante de seu trabalho e seu pincel mistura e espalha belas cores; veste-se como lhe agrada; sua casa, ornamentada com belos quadros está limpa e bem conservada; no ar ressoam agradáveis melodias e leituras de belas obras, que são muito mais prazerosas aos ouvidos do que o barulho do martelo e o alarido do ateliê...”.

Em 1516 Da Vinci deixa a Itália, acompanhado por Melzi, seu fiel aluno. Instala-se no castelo de Cloux, cercado por suas pinturas preferidas, desenhos e manuscritos, que deixará de herança ao seu discípulo preferido. Leonardo da Vinci morre em 2 de maio de 1519, sendo enterrado conforme seu desejo, no claustro do convento Saint-Florentin, em Amboise, França.

Ninguém sabe o motivo, mas Da Vinci registrou em seu testamento o desejo de que 60 mendigos acompanhassem seu caixão, entre familiares, amigos e nobres... E assim foi feito.

Vinte anos após sua morte, o rei da França, Francisco I, recordava de seu grande amigo: “Nunca nasceu no mundo outro homem que soube tanto como Leonardo, não por seus conhecimentos de pintura, escultura e arquitetura, mas por ter sido um grande filósofo”.

Qual a relação entre Da Vinci e o Batman???

Na realidade, não há relação direta entre eles, porém, indiretamente... Após o grande sucesso do Super-Homem, a DC Comics encomendou ao jovem cartunista, Bob Kane, a criação de outro super-herói. Então, observando as obras de Leonardo da Vinci em busca de inspiração, Kane se depara com velhos esboços de máquinas voadoras, e através destes desenhos, Bob Kane cria um personagem com asas de morcego. A ideia de lutar contra o mal, espalhando terror nos corações dos criminosos vem da série radiofônica do Sombra. Para completar a criação, emprestou do Zorro a ideia do quartel general ser uma caverna, e do personagem ser alguém rico, saindo pela noite usando uma máscara em defesa dos oprimidos.

Projeto de uma asa com nervuras
Leonardo da Vinci

Para a composição final do personagem, Kane chamou Bill Finger, que sugeriu várias mudanças, como a substituição de asas por uma capa e a introdução do cinto de utilidades. Em maio de 1939, na Detective Comics número 27, o mundo via pela primeira vez as aventuras de Batman. Porém, a origem do herói é revelada somente na Detective Comics 33, onde Thomas e Martha Wayne são friamente assassinados em frente ao pequeno Bruce Wayne, devido a uma tentativa de assalto.

Detective Comics número 27
Bob Kane e Bill Finger

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 01

A obra “Dama com Arminho” é uma pintura feita em óleo sobre madeira por volta do ano de 1490, pelo artista Leonardo da Vinci. A pintura é um retrato de Cecília Gallerani, encomendada por Ludovico Sforza, o Mouro.

A jovem aparece dirigindo a cabeça para o lado, por cima do ombro em atitude de escuta, e uma das suas mãos destaca-se principalmente pela delicadeza.

A escuridão e o vazio do fundo fazem contraste com o tom de pele da personagem e com os vermelhos e azuis do seu vestido. A iluminação lateral incide sobre a parte mais significativa do quadro, o rosto da jovem, sua mão e o animal. Dessa forma, a figura destaca-se do fundo sem se fundir com ele. 

A técnica de pintura utilizada pelo artista foi o esfumado (sfumato) renascentista, presente na personagem principal e também no arminho, animal que ela segura encaixado em seu colo. Este animal é sinal de nobreza, pureza e elegância, e não estava presente no momento da confecção da pintura.

A imagem de Cecilia Gallerani é uma amostra notável do retrato feminino durante o Renascimento.

A Dama com o Arminho (c. 1490)
54 cm x 39 cm - Tinta a óleo
Leonardo da Vinci

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos fazer uma releitura da obra A Dama com Arminho?

Seu trabalho artístico pode ser feito através da fotografia, do uso de lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto... A escolha é sua!

Lembre-se de que Releitura não é cópia. Então, personalize sua produção... Você tem algum bichinho de estimação para substituir o Arminho? Quem estará no lugar de Cecília Gallerani? Pode ser você ou alguém que você ama ou admira... Uma tia, a mamãe ou uma professora.

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 02

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos colorir um desenho que represente uma das artes do mestre Da Vinci? Abaixo temos a representação das obras "A Dama com o Arminho" e "Mona Lisa".

Para colorir os desenhos, você pode se inspirar nas pinturas de Leonardo da Vinci apresentadas aqui no blog, sem a necessidade de pintar com as mesmas cores. Lembre-se de que a ideia não é fazer uma cópia, então, use sua criatividade. 

Você pode imprimir as imagens ou desenhá-las, e seu trabalho artístico pode ser feito com lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto...

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 03

Para esta atividade vamos desenvolver uma obra de arte com foco na botânica. Mas... O que é botânica?

Segundo o dicionário MichelisBotânica é o ramo da biologia que tem por objeto o estudo dos vegetais, a descrição dos seus caracteres e a sua classificação; fitologia”. 

O site Brasil Escola indica que a “Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979”.

Então...

...Como primeira alternativa desta atividade, proponho trabalharmos com a fotografia, de forma que você deve fotografar uma planta por ângulos diferentes. E não se esqueça de anotar o nome da planta, pois as referências botânicas devem conter imagens e legendas. A fotografia pode ser colorida, preta e branca ou desenvolvida através de algum filtro constante no App do celular, ou demais tecnologias digitais usadas para fotografar... A escolha é sua!

 
Jurema Preta - Árvore típica da Caatinga
Nome Científico - Mimosa Hostilis Benth ou Mimosa Tenuiflora
Fotografia - Luiz Alberto

Como segunda opção da atividade, você pode fazer a ilustração de uma planta utilizando material para desenho, como lápis, lápis de cor, giz, canetinhas ou outro material de sua preferência.

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 04

Nesta atividade vamos trabalhar com um dos maiores (se não o maior) símbolos da cultura pop... o Batman.

Vamos fazer como Bob Kane e inspirados pelos desenhos das maquinas voadoras e asas, desenvolvidas pelo mestre Da Vinci, vamos desenhar o Homem-Morcego. A proposta desta atividade é adentrarmos ao universo das HQs da DC Comics, mais especificamente, no mundo sombrio de Gotham City e de seus incríveis personagens. Você já imaginou como ficaria a Mulher-Gato ou a Batgirl no lugar da Mona Lisa... E fazer a releitura da capa da Detective Comics número 27... Não seria super legal??? Então vamos lá... Mãos à obra!

Estudo/Releitura do Batman de Frank Miller
The Dark Knight Returns
Luiz Alberto - Nanquim

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OBJETIVOS

Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Ampliar o repertório visual dos estudantes.

Conhecer a vida e obra de Leonardo da Vinci.

Conhecer e entender as diferentes possibilidades expressivas através do desenho, da pintura, da fotografia e das HQs.

Trabalhar diferentes técnicas para criar imagens expressivas.

Desenvolver trabalho de pesquisa através das TDIC.

Estimular pesquisas qualitativas aos educandos.

Desenvolver a criatividade do estudante.


 BIBLIOGRAFIA 

COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS. Leonardo da Vinci. São Paulo. Ipsis Gráfica e Editora S.A. 2019.

JONSON, Horst Waldemar; JONSON, Anthony. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Livraria Mrtins Fontes Editora LTDA, 1988.

COLEÇÃO DE ARTE. Da Vinci. Editora Globo S.A. São Paulo. 1997

https://super.abril.com.br/historia/quem-era-a-mona-lisa/#:~:text=Tratava%2Dse%20de%20uma%20mulher,semelhantes%20aos%20da%20Mona%20Lisa. Acesso em 24 de agosto de 2020.

https://super.abril.com.br/historia/9-perguntas-sobre-leonardo-da-vinci-que-nunca-se-calam. Acesso em 24 de agosto de 2020.

https://followthecolours.com.br/art-attack/ilustracoes-botanicas. Acesso em 24 de agosto de 2020.

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