terça-feira, 28 de julho de 2020

PICASSO E O CUBISMO

Pablo Picasso

Com apenas quatorze anos, o jovem Picasso entra para a Escola de Belas-Artes de la Lonja, em Barcelona. Depois de realizar algumas atividades, todos reconhecem as capacidades extraordinárias do aluno e o reclassificam para um ano mais avançado. O fato alegra muito seu pai, que era professor de desenho da mesma escola. Aos quinze anos Picasso já participa da maior exposição de Barcelona, com o quadro A Primeira Comunhão.

Primeira Comunhão (1896). Óleo sobre tela - Pablo Picasso

“Quando tinha quinze anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como uma criança” (Pablo Picasso).

Quando foi morar em Paris, conheceu os artistas modernistas impressionistas e pós-impressionistas, que influenciaram para sempre sua obra. Georges Braque o

Mas afinal, o que foi o cubismo?

Foi em 1908 que o público olhou pela primeira vez para uma obra cubista, porém, dois anos antes já podemos notar a construção deste estilo através da obra de Pablo Picasso. O artista espanhol estava se sentindo insatisfeito com suas pinturas e iniciou uma ruptura brusca e radical em seus trabalhos. Seus quadros passam a contar com personagens rudimentares, que impõe presença pelo peso e força de seus corpos maciços, como na tela Retrato de Gertrude Stein.

Retrato de Gertrude Stein (1905/06). Óleo sobre tela - Pablo Picasso

Seu entusiasmo é então direcionado para a criação da obra Les Demoiselles d’Avignon. Com intensa vitalidade expressiva e grande inventividade plástica, a obra marca a primeira vez em que o artista renuncia a todos os conceitos tradicionais de harmonia, proporção, beleza, construção e perspectiva, atingindo uma destruição da estrutura formal jamais tentada até então.

Sua obra tem inspiração em Cézanne, mas é reinterpretada de forma mais primitiva. Esta mudança de caminho pictórico recebe forte influência da arte negra, que revelou a Picasso, que a vitalidade de uma obra não dependia apenas do grau de imitação de uma realidade preestabelecida, mas também de uma realidade totalmente voltada aos instintos e impulsos do artista. Suas obras passam a ser marcadas por traços rudes e os personagens criam uma nova organização espacial.

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A pintura retrata cinco nus e uma natureza-morta. Os três corpos à esquerda são distorções angulares de figuras clássicas, enquanto os outros dois corpos são retratados violentamente deformes, através de traços fortes, com características bárbaras da arte primitiva. Picasso usou essa força primitiva contra a beleza clássica imposta até então.

Les Demoiselles d’Avignon (1907). Óleo sobre tela - Pablo Picasso

Na obra, a integridade orgânica e a continuidade dos corpos são negadas, e a pintura assemelha-se a um vidro quebrado.

Ambroise Vollard, comerciante de arte, disse certa vez sobre as obras de Picasso:

Picasso apresentou uma nova visão da realidade, descartando qualquer alusão estética e levando a análise da forma, operada por 

Conforme sua arte se construía cubista, junto a Georges Braque, surgiam alguns princípios de pesquisas pictóricas que passaram posteriormente a normas estilísticas, e a nortear seus trabalhos. O cubismo não surgiu a partir do resultado da aplicação de regras preestabelecidas.

 “Quando criamos o Cubismo. Não tínhamos nenhuma intenção de criar o Cubismo, mas procurávamos expressar o que havia dentro de nós mesmos” (Pablo Picasso).

O cubismo não é uma arte da pintura e sim, uma arte de concepção. Picasso buscava aprimorar em suas obras o poder de expressão, não necessariamente no assunto retratado, mas nas linhas e formas. Seu trabalho explora a geometrização e a deformação dos corpos.

Logo ocorre uma mudança na obra de Picasso, que passa a se concentrar no problema da objetividade da imagem e de sua construção formal. O artista troca o instinto pela razão, as deformações selvagens por sínteses planejadas, que tendem a simplificação geométrica da realidade. Os cubistas não recusavam a realidade, mas a interpretavam-na de uma maneira totalmente nova.

Antes deste movimento os artistas pintavam o que viam ou sentiam. Os cubistas ousaram pintar o conceitual, através de uma análise descritiva do personagem ou dos objetos. Os cubistas consideravam além da aparência do que seria retratado em suas telas, a espessura do objeto, o volume, a face, o perfil, o baixo e o alto, multiplicando os pontos de vista numa mesma composição. O que era retratado nas telas, não era visto de apenas uma perspectiva, mas de várias, e a partir de diversos ângulos, a fim de captar o assunto por todos os lados ao mesmo tempo. O objeto era apresentado de forma fragmentada e as cores eram predominantemente neutras, para que os artistas pudessem se concentrar na composição.

Eles substituíram a visão puramente óptica e sensorial por uma visão conceitual, que a partir de então se tornou uma característica típica de grande parte da arte moderna. Picasso e Braque desenvolveram uma nova linguagem artística.

Violino e Paleta (1909). Óleo sobre tela - Georges Braque

A partir de 1911 Picasso e Braque começam a utilizar caracteres tipográficos em suas obras, que além de auxiliar na construção dos personagens ou objetos, manifestam o interesse dos cubistas pelo mundo das máquinas.

Num processo inventivo contínuo e sempre buscando pesquisar a nova objetividade do homem no mundo moderno, Picasso e Braque iniciam a colagem de material não pictórico em suas obras e desenvolvem o Cubismo Sintético, movimento ao qual o artista Juan Gris acabou aderindo. Agora os artistas passam a retratar a vida diária, incluindo em suas pinturas novos materiais, como tecidos, encerados, tiras de papel de parede, recortes de jornal, criando um arte inimaginável até então. Assim se originou o que eles decidiram chamar de Papiers Collés (papeis colados).

Natureza-Morta com Guitarra (1913). Óleo sobre tela - Juan Gris

Em suas colagens, Picasso e Braque viam a tela como sendo uma bandeja, onde a natureza-morta seria servida ao expectador. Para os dois artistas, a melhor maneira de realizar esse conceito seria colocando objetos reais na bandeja.

Os materiais não perdiam seus significados e eram inicialmente usados para fortalecer a própria objetividade da imagem. Um papel imitando os veios de madeira substituía a pintura de imitação da madeira, da mesma forma que um jornal deixa de ser desenhado na obra, para que um periódico impresso possa ser colado na tela. Por meio da técnica da colagem as obras bidimensionais passam a ser expressões tridimensionais, tornando a pintura num baixo-relevo. Nesse contexto, os materiais passam a desempenhar um novo papel.

Anteriormente, as obras de arte eram avaliadas pelo seu conteúdo, sendo o material usado em sua construção, algo secundário. O conceito era de que sendo a ideia algo imaterial, todo o material deveria ser subordinado à ideia.

Na atualidade os materiais são vistos a partir de suas potencialidades, e a partir deles podem surgir muitas ideias. A estética relacionada aos materiais ganhou destaque e eles são muito valorizados na arte contemporânea, tornando-se muitas vezes um dos critérios de uma boa obra de arte.

As Rimas Plásticas do Cubismo - TV Cultura


Em 1937 a vila de Guernica é bombardeada pelo exército alemão, e no mesmo ano Picasso expõe todo o horror do acontecimento em uma pintura icônica. O quadro mede mais de sete metros de comprimento e foi pintado em apenas oito semanas. Um dia um soldado alemão foi inspecionar o atelier de Picasso e olhando o quadro Guernica, questionou Picasso: “Foi você que fez isso?”. Picasso respondeu: “Não, foram vocês”.

Guernica (1937). Óleo sobre tela, 351 x 782,5 cm 

De forma resumida, o Cubismo Analítico tinha como característica principal, representar um objeto realizando sua fragmentação em planos pictóricos. O movimento artístico recebe este nome porque os artistas analisavam as formas e qualidades dos objetos, quebrando-os em fragmentos, e espalhando-os pela tela, realizando posteriormente sua reconstrução. Os artistas abandonam o ponto de vista único e criam imagens através de várias perspectivas e diversos ângulos. Na composição da obra de arte, a prioridade é das formas, motivo pelo qual, Picasso e Braque utilizavam uma gama de cores quase monocromática. O cubismo analítico despedaça os planos simples e largos, para valorizar o intenso jogo rítmico criado pelo facetamento do objeto.

Cubismo Sintético utiliza objetos reais junto aos pintados, para dar ênfase ao objeto principal da obra. A característica principal do cubismo sintético ou cubismo de colagens é a composição das obras, quase que inteiramente realizadas através de fragmentos de materiais cortados e colados. Os elementos são moldados e combinados para conferir um sentido figurativo, mantendo sua identidade original. Onde seria desenhado um jornal, os cubistas colam um jornal. Portanto, a função do material colado é fazer parte do contexto, e através de suas qualidades, ser ele próprio. O uso da colagem de pedaços da realidade sobre a tela torna a obra mais consistente e tangível, servindo ainda, para estimular a visão. Surge então, um novo suporte para as artes visuais, o quadro-objeto, que é construído a partir de valores reais e substitui a ideia do quadro ser uma janela ilusória, que nos apresenta outra realidade.

Mais cubismo... CUBISMO ÓRFICO???

Robert Delaunay fundou por volta de 1912 o Cubismo Órfico ou Orfismo, e foi Guillaume Apollinaire o responsável por nomear o movimento. A palavra Orfismo vem de Orfeu, o poeta-cantor da mitologia grega.

O movimento era formado por um grupo de artistas pertencentes ao Cubismo, mas que tendiam cada vez mais à abstração, desenvolvendo nas obras um caráter mais lírico e colorido. A principal característica orfista era o uso da cor como meio essencial e primordial da sua expressão artística. O Orfismo pregava a capacidade musical e espiritual da pintura, e o termo foi muito usado também por expressionistas alemães e simbolistas.

A Equipe de Cardiff (1912/13)

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS... PESQUISE

Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet sobre o tema abordado e amplie seus conhecimentos sobre os assuntos e artistas tratados aqui.

ALGUMAS OBRAS CUBISTAS

ANALÍTICO - SINTÉTICO - ÓRFICO

Pablo Picasso (1881 Málaga – 1973 Mougins)

Natureza Morta com Cadeira de Palha (1912)

Georges Braque (1882 Argenteuil –  1963 Paris)

Guitarra: Estátua de horror (1913)

Fernand Léger (1881 Argentan – 1955 Gif-Sur-Yvette)

Mulher em Vermelho e Verde (1914)

Juan Gris (1887 Madri – 1927 Boulogne-Billancourt)

Violão Sobre a Mesa (1915)

Raoul Dufy (1877 Le Havre – 1953 Forcalquier)

Fábrica em Estaque (1908)

André Derain (1880 Yvelines   1954 Garches)

Natureza-Morta Sobre a Mesa (1910)

František(1871 Opočno – 1957 Puteaux)

Plano de Cores (1910/11)

Roger de La Fresnaye (1885 Le Mans  1925 Grasse)

O Mágico (1921)

Louis Marcoussis (1878 Lódz  1941 Cusset)

Natureza-Morta com Jogo de Damas (1912)

André Lhote (1885 Bordéus  1962 Paris)

A Parada (1913)

Albert Gleizes (1881 Paris  1953 Saint-Rémy-de-Provence)

Mulheres Costurando (1913)

Francis Picabia (1879 Paris  1953 Paris)

Udnie, Uma Jovem Amecicana ou a Dança (1913)

Marcel Duchamp (1887 Balinville – 1968 Neuilly-Sur-Seine)

Nu Descendo as Escadas nº2 (1912)

Jacques Villon (1875 Damville – 1963 Puteaux)

Retrato de Raymond Duchamp-Villon (1911)

Henri Laurens (1885 – 1954 Paris)

Cabeça da Jovem Garota (1920)

Alexander Archipenko (1887 Kiev – Nova York)

Andando ou Caminhada (1912)

Jean Metzinger (1883 Nantes – 1956 Paris)

Hora do Chá ou Mulher com colher de Chá (1911)

Robert Delaunay (1885 Paris – 1941 Montpellier)

Torre Eiffel (1911)

Sonia Delaunay (1885 Gradiesk – 1979 Paris)

Mercado em Minho (1915)

Henri Le Fauconnier (1881 Hesdin – 1946 Paris)

Alpinistas Atacados por Ursos (1912)

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 01

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos realizar a releitura de uma obra cubista?

A sua arte pode ser feita com lápis, canetinhas, colagens, giz, e qualquer outro material... A escolha é sua! O importante é lembrar que na releitura o aluno vai reconstruir a obra, realizando alterações, incluindo objetos do seu convívio, alterando cores e outros detalhes. Em obras muito complexas, caso do quadro Guernica, o aluno pode fazer uma releitura a partir de um “pedaço” da obra (não precisa desenhar tudo o que é observado). Pode e deve colocar na obra aquilo que tem sentido para sua vida... E o mais importante de tudo é lembrar que Releitura não é cópia.

Releitura das obras de Pablo Picasso

Autorretrato (1907) e Jaqueline com as Mãos Cruzadas (1954)

Autorretratos - Giz de cera - Luiz Alberto de Souza (Aula sobre cubismo - 2019) 

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 02

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos colorir um desenho que representa uma arte cubista? Para colorir, você pode se inspirar nas pinturas apresentadas aqui no blog ou em outras de sua preferência. Caso queira, pode ainda, pesquisar as obras originais para realizar uma observação, sem a necessidade de pintar com as mesmas cores. Lembre-se de que a ideia não é fazer uma cópia, então, use sua criatividade. As imagens postadas abaixo são: GuernicaLes Demoiselles d’AvignonO Sonho- Autorretrato de Pablo Picasso

Você pode imprimir as imagens, e seu trabalho artístico pode ser feito com lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, colagem ou tudo junto... A escolha é sua!


 

 

 

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 03

Com base no que foi visto e estudado até aqui, vamos criar um desenho inspirados na arte cubista? Você pode desfrutar das pinturas apresentadas aqui no blog ou em outros sites e livros de sua preferência, mas lembre-se de que a ideia não é fazer uma cópia, então, use sua criatividade. 

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OBJETIVOS

Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Ampliar o repertório visual dos estudantes.

Conhecer e entender as diferentes possibilidades imagéticas e expressivas através do cubismo.

Conhecer o Cubismo Analítico.

Conhecer o Cubismo Sintético.

Conhecer o Cubismo Órfico (Orfismo).

Trabalhar diferentes técnicas para criar images expressivas.

Desenvolver trabalho de pesquisa através das TDIC.

Estimular pesquisas qualitativas aos educandos.

Desenvolver a criatividade do estudante.

Conhecer obras de diferentes épocas, estilos e artistas.


BIBLIOGRAFIA

COLEÇÃO FOLHA O MUNDO DA ART; TRANJAN, Carlos (Ed.). Cubismo. São Paulo: Publifolha Editora Ltda, 2017

ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE; DIAS, Gabriela (Ed.). História da Arte: Artistas, estilos e obras-primas. São Paulo; Editora Moderna Ltda, 2008.

JONSON, Horst Waldemar; JONSON, Anthony. Iniciação à História da Arte. São Paulo: Livraria Mrtins Fontes Editora LTDA, 1988.

COLEÇÃO FOLHA PINTORES PARA CRIANÇAS. Picasso. São Paulo. Ipsis Gráfica e Editora S.A. 2019.

COLEÇÃO DE ARTE. Picasso e o Cubismo. Editora Globo S.A. São Paulo. 1997

https://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/orfismo. Acesso em 25/07/2020.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo_de_colagens. Acesso em 25/07/2020.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo_anal%C3%ADtico. Acesso em 25/07/2020.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-pintor-pintou-mais-quadros. Acesso em 27/07/2020.

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