segunda-feira, 22 de junho de 2020

MURRAY SCHAFER E A PAISAGEM SONORA

MURRAY SCHAFER (1933 - 2021)

Em meio a uma extensa lista de composições musicais e trabalhos escritos, Raymond Murray Schafer, nascido em 18 de julho de 1933, desenvolve trabalhos como compositor, escritor, educador musical e ambientalista. Alcançou reputação internacional principalmente por seu World Soundscape Project (Projeto Paisagens Sonoras do Mundo). Suas teorias de educação musical são seguidas no mundo todo.

Schafer estudou no Royal Conservatory of Music e na University of Toronto e na Royal College of Music - RMC, de Londres. Sua extensa e importante obra lhe conferiu vários prêmios como o de Compositor do Ano do Canadian Music Council, em 1977 e o primeiro prêmio Jules Léger de New Chamber Music, em 1978. Prêmio Internacional Arthur-Honegger em 1980; Prêmio Nacional Banff CA nas Artes em 1985; Prêmio Glenn Gould em 1987.

Através de doações da UNESCO e da Donner Canadian Foundation, montou um estudo sobre as relações entre pessoas e seu ambiente acústico, o World Soundscape Project. No início da década de 1960, Schafer baseou-se no serialismo e explorou a mitologia e o simbolismo da vida moderna, resultando em estudos sobre os temas urbanos da alienação e da psiconeurose.

Schafer revelou em seu trabalho uma ampliação do limite estilístico e linguístico, além de uma forte consciência social motivadora de suas atividades e criações. Nas salas de aula do Canadá, seu envolvimento na educação musical resultou em experiências de introdução aos conceitos de audição criativa e percepção sensorial de John Cage.  Suas fontes de inspiração sonora são ricamente diversificadas e pouco ortodoxas. É conhecido como o "pai da ecologia acústica", pela preocupação com os efeitos prejudiciais do ruído sobre a natureza e as pessoas.

Schafer incentiva os artistas a aproveitar as riquezas do ambiente e das culturas locais. Seus trabalhos dramáticos, chamados de “teatro da confluência”, integram música e teatro. Alguns de seus importantes trabalhos são O Minnelieder, com sua atmosfera Mahleriana, que na opinião de Schafer foi sua primeira conquista importante – Statement in Blue, Threnody e Epitaph for Moonlight, que introduzem sons incomuns durante o processo criativo a jovens músicos – World Soundscape Project –  Music for Wilderness Lake –  Apocalypsis, que exige 500 artistas –  Patria, um ciclo de 12 partes de obras musicais/teatrais – The Enchanted Forest e The Palace of the Cinnabar Phoenix, realizados na Floresta Haliburton em 2005 e 2006 – Cartas de Mignon e Trovão de 2007, aclamadas pela crítica.

Entre suas publicações, podemos citar A Nova Paisagem Sonora (1968) - O Livro do Ruído (1970) - Rinoceronte na Sala de Aula (1975) - Educação Musical Criativa: Um Manual para o Professor de Música Moderna (1976) - A Afinação do Mundo (1977) - O ouvido pensante: sobre educação musical (1986) - Uma educação sonora: 100 exercícios de escuta e produção de som (1992).

Segundo Schafer, ouvir música é uma experiência muito pessoal, sendo muito corajoso o indivíduo que segue por caminhos não convencionais, experimentando a musicalidade divergente dos costumes sociais que o cercam. Nesse ponto, ressalta que a curiosidade em relação à música abre caminhos para aquisição de novos horizontes e descobertas.

Schafer desenvolve muitos dos seus trabalhos, segundo conceitos da Ecologia Sonora, e desperta questionamentos a respeito de como tratamos a paisagem sonora na contemporaneidade, quanto os ruídos produzidos nas grandes cidades poluem e afetam a audição humana, a importância do silêncio para a percepção dos sons formadores do ambiente sonoro, a limpeza dos ouvidos, a improvisação e a revisão de conceitos musicais.

A Ecologia Acústica é o estudo do ambiente por meio dos sons que nele ecoam. Cada ambiente selvagem do planeta, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica ou o Pantanal, produzem uma composição sonora única. Alterações na harmonia sonora destes locais indicam problemas ambientais. Assim, o estudo da paisagem sonora é importante para avaliar a saúde de um determinado habitat.

Quando pensamos em paisagem, automaticamente imaginamos algo visual, uma produção imagética. Acontece que Schafer trabalha o Ouvido Pensante, construindo imagens mentais através dos sons constantes no ambiente, frequentado ou estudado. O aluno é levado a pensar através do ouvir. Paisagem Sonora é a construção de um local a partir de uma ou mais sonoridades. Povos e lugares diversos apresentam paisagens sonoras distintas.

Na atualidade, nossa percepção visual está muito mais desenvolvida do que nossa percepção sonora. Tente imaginar uma floresta, uma praia ou o centro urbano da cidade de São Paulo... Quais sons surgem em sua mente? Schafer apresenta em suas pesquisas a importância da limpeza dos ouvidos e de reaprendermos a ouvir e a escutar. A alta quantidade de ruídos produzidos pela civilização atual, como buzinas, sirenes, barulho de motores e máquinas prejudicam muito nossa audição.

O ruído pode ser explicado como um som desagradável ou indesejável no contexto no qual é percebido. Assim, o canto produzido por um bando de pássaros pode ser um som agradável, durante um passeio pelo parque, mas pode se tornar ruído quando tentamos nos concentrar para fazer uma prova, dormir ou ouvir algo do nosso interesse.

Como educadores, podemos estimular as crianças a perceberem e identificarem diferentes sons, nos diversos ambientes em que vivem, através de atividades bastante simples. As crianças podem gravar sons nos vários locais da escola, como pátio, quadra e corredores, para ouvir posteriormente e realizar uma análise crítica dos sons. Tal atividade facilita o entendimento do que vem a ser a paisagem sonora do local.

Soundstreams presents 'Theseus' (1983)
by R. Murray Schafer

PAISAGEM SONORA - ECOLOGIA ACÚSTICA - FAPESP


Equipamento registra os sons do ambiente em uma área de Cerrado em Minas Gerais
Marina Duarte / Puc-Minas

Hidrofone criado na USP
Equipamento desenvolvido por Linilson Padovese para gravação na água
Laboratório de Acústica e Meio Ambiente (Lacmam) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP)

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS... PESQUISE

Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet, de forma mais profunda, os temas abordados neste post. 

MATERIAL RELACIONADO - MEIO AMBIENTE
Pesquise no Blog
https://arteregistrada.blogspot.com/2020/06/meio-ambiente.html

PAISAGEM SONORA
VIAGENS PELO MUNDO DA MÚSICA


PROPOSTA DE ATIVIDADE 01
MUSICALIZAÇÃO - ARTES VISUAIS

Vamos brincar e fazer música? O CHROME MUSIC LAB (Laboratório de Músicas do Chrome) é um site que torna o aprendizado de música mais acessível por meio de experiências práticas e divertidas.
Esse experimento é inspirado em Wassily Kandinsky, uma artista que comparou a pintura à música. A ferramenta transforma qualquer coisa que você desenha - linhas, círculos, triângulos ou rabiscos - em som.

Primeiro aprecie as quatro pinturas Wassily Kandinsky e depois assista ao vídeo que explica como usar a ferramenta. Vamos experimentar?

KANDINSKY

Wassily Kandinsky: Linha Transversal - 1923

Wassily Kandinsky: Composição IX - 1936

Wassily Kandinsky: Composição VIII - 1923

Wassily Kandinsky: Red Spot II - 1921

CHROME MUSIC LABKANDINSKY (Como eu uso?)

VAMOS DESENHAR NOSSA MÚSICA?
CHROME MUSIC LAB


OBJETIVO

Apreciação da obra de Wassily Kandinsky
Experimentação de ferramenta online
desenvolver a criatividade
Trabalhar desenho
Trabalhar sons

PROPOSTA DE ATIVIDADE 02
MUSICALIZAÇÃO - ARTES VISUAIS

Com base no que foi visto e estudado até aqui. Vamos desenhar e/ou pintar uma Paisagem Sonora? Escute os áudios das postagens abaixo, escolha uma das Paisagens Sonoras e comece sua arte. Seu trabalho artístico pode ser feito com lápis, canetinhas, giz, tinta ou qualquer outro material... A escolha é sua!

SONS DA FLORESTA

SONS DA FAZENDA

SONS DO MAR E DE AVES OCEÂNICAS

SONS DOS RIOS - ÁGUA CORRENTE

SONS DA CHUVA E TROVÕES

SONS DO FUNDO DO MAR - BALEIAS

SONS DA CIDADE

"Bora fazer arte?"

Me sigam no


Apreciação sonora
Conhecer o trabalho de Murray Schafer 
trabalhar o conceito de Paisagem Sonora
desenvolver a criatividade
Trabalhar desenho e a pintura
Trabalhar sons

BIBLIOGRAFIA

© Enciclopédia da Música no Canadá

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/possibilidades-adaptacao-proposta-didatica-shafer.htm

http://editoraunesp.com.br/blog/compositor-murray-schafer-reflete-sobre-a-primazia-da-imagem-sobre-o-som

https://www.aberta.org.br/educarede/2013/05/21/paisagem-sonora/

http://portalacustica.info/paisagem-sonora/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/4039-ecologia-acustica-os-sons-podem-servir-para-analisar-a-biodiversidade-e-a-saude-de-um-habitat-assinatura-sonora-informacao-ferramenta-medicao-afericao-geofonia-biofonia-musica-cerebro-antrofonia-bernie-krause.html

https://www.ufjf.br/ecos/projetos-vinculados/projeto-ecologia-sonora/

https://revistapesquisa.fapesp.br/a-acustica-do-ambiente/

https://www.musiccentre.ca/node/37315/biography

https://musiclab.chromeexperiments.com/Experiments 

Nenhum comentário:

Postar um comentário