terça-feira, 16 de junho de 2020

MEIO AMBIENTE

Tucano de Bico Verde (1999) - Giz Pastel Oleoso sobre papel, 50 x 30 cm 
Espécie de ave que habita a Mata Atlântica
Luiz Alberto de Souza

Leia a matéria até o final e veja a atividade proposta

O QUE É O MEIO AMBIENTE?

Foi durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, celebrada em Estocolmo, em 1972, que se definiu meio ambiente da seguinte forma:
 
“O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”
  
Em outras palavras, o meio ambiente é tudo aquilo que cerca um ser, influenciando de alguma forma sua vida. Isso pode ocorrer através de outros seres vivos da mesma espécie ou de outras espécies (fator biótico) ou através de fatores ambientais físicos (fator abiótico), como a temperatura, a umidade, o relevo do terreno, etc. 

Para os seres humanos, o meio ambiente é fonte de recursos naturais, como a água, assim como é o lugar para atividades produtivas, como criação de animais e lavouras, e infelizmente, local para descarte de resíduos. Os homens satisfazem suas necessidades por meio da exploração dos recursos renováveis provenientes da agricultura, da pesca e do uso de energias alternativas, como a energia eólica, assim como, dos recursos não renováveis, como a extração de diversos tipos de minerais, o desmatamento para uso de madeira nativa, e o uso de combustíveis fósseis; petróleo, carvão e gás.

As sociedades contemporâneas utilizam quantidades enormes de matéria e de energia, explorando cada vez mais os ecossistemas do planeta, muitas vezes até sua degradação completa. Essa exploração desenfreada provoca muitos efeitos negativos, como a extinção de espécies e a erosão do solo. Outro efeito negativo resultante da degradação é a produção de resíduos que se tornam lixo nas cidades, além do excesso de poluentes atmosféricos, que causam o efeito estufa e mudanças climáticas, poluentes na água e na terra, além da poluição sonora. 

Inicialmente os seres humanos eram parte integrante dos ambientes, vivendo em comunhão com as outras espécies e realizando pouca alteração na natureza. Mas com o tempo, dotado de inteligência e se multiplicando rapidamente pela terra (explosão demográfica), passou a dominar as outras espécies e alterar drasticamente o meio ambiente, principalmente através de desmatamentos, para construção de cidades, criação de animais e para lavoura, alagamentos para construção de usinas hidrelétricas e pela exploração de diversas matérias primas.

Nas últimas décadas tem crescido mundialmente uma forte conscientização sobre a importância de protegermos e preservarmos a natureza, que ainda nos resta. Assim, surgiram diversos encontros e conferências, para debater soluções coletivas para os problemas ambientais, como a Eco 92, convenção sobre a diversidade biológica realizada no Rio de Janeiro, no ano de 1992.

É cada vez mais imprescindível intensificarmos a luta pela preservação da natureza, sua fauna, flora, e demais riquezas naturais. Neste caminho são de suma importância a criação e ampliação de estratégias de desenvolvimento sustentável e de uma educação ambiental. 

O ano de 2015 foi marcado pela união de vários países para tomada de decisões sobre novos caminhos, com a finalidade de melhorar a vida das pessoas em todos os lugares do planeta. São ações voltadas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Surge através do trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros, uma agenda de desenvolvimento sustentável, resultando em novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PROJETO - VAMOS RECICLAR? (2º ano B - 2019)
E.M. Benedito Laporte Vieira da Motta (Dr.)


Por meio de Metodologias Ativas e através de uma Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (ABP) o trabalho foi desenvolvido sobre a temática sustentabilidade (ODS 11 - 12), realizado com a parceria de familiares, alunos e professores de outras turmas e com a usina de reciclagem do bairro (ODS 17). Desenvolvemos questões ligadas a pobreza (ODS 1), a saúde e ao bem estar (ODS 3), assim como, a questão do trabalho (ODS 8) e da redução da desigualdade (ODS 10), ajudando os ecossistemas do planeta (ODS 14 – 15) sendo um projeto educacional de qualidade (ODS 4).


CURIOSIDADE

Na década de 1990 foi criado pelo empresário americano Ted Turner, o Capitão Planeta, um super-herói que alertava crianças e adolescentes sobre os problemas causados ao meio ambiente. No desenho animado, o Capitão Planeta surgia através da união dos poderes de cinco jovens protetores da natureza (terra, fogo, vento, água e coração) e junto com seus amigos, lutava contra os malfeitores, para manter o equilíbrio do meio ambiente. O herói se fortalece a partir dos elementos naturais e enfraquece através da sua exposição a qualquer tipo de poluente. A séria visa despertar a consciência ecológica nas crianças.



SAIBA MAIS... PESQUISE

1. Raymond Murray Schafer é um compositor, escritor, educador musical e ambientalista canadense, conhecido por seus projetos sobre as Paisagens Sonoras, e com sua preocupação com a Ecologia Acústica. Suas teorias de educação musical são seguidas por educadores do mundo inteiro. Para ampliar seus conhecimentos pesquise mais...



2. O Instituto Terra é fruto da iniciativa do casal, Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, que em poucas décadas, diante de um cenário de degradação ambiental em que se encontrava a antiga fazenda de gado, adquirida pela família de Sebastião Salgado, na cidade mineira de Aimorés, tomou uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Mobilizaram parceiros, captaram recursos e fundaram, em abril de 1998, a organização ambiental dedicada ao desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce. Para ampliar seus conhecimentos pesquise mais...



MATA ATLÂNTICA

Parque Nacional de São Joaquim, Urubici, Santa Catarina - Fotografia: Zé Paiva

A Floresta Tropical Atlântica, popularmente conhecida como Mata Atlântica, originalmente ocupava uma área de 1.300.000 km², em 17 estados. Atualmente, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, restam apenas 12,4% da floresta original. Dentro de certa homogeneidade, a Mata Atlântica apresenta um conjunto de formações florestais bastante diversificadas. Somam-se alguns ecossistemas associados a esse bioma, resultado das variações climáticas e de relevo, como o manguezal, restinga, campos de altitude, e brejos interioranos. Seu clima é caracterizado por temperaturas altas, elevada umidade relativa do ar, precipitações abundantes e nevoeiros frequentes.

A flora é composta por vegetação rica em espécies, como Ipês, Araucaria, Pau Brasil, Jequitibá, Manacá da Serra, Jabuticabeiras, Palmito Juçara, Begônias, ervas e uma infinidade de plantas. Fazem parte da riquíssima fauna desse bioma, espécies como a Onça Pintada, Onça Parda, Papagaios, Corujas, Queixada, Anta, Muriqui, Papagaio da Cara Roxa, Tartaruga de Couro, Mico Leão Dourado, Sapo Pingo de Ouro, Porco do Mato, Harpia, Tucano, Sabiá Laranjeira e muitos outros. Algumas espécies contidas neste bioma são endêmicas, ou seja, só existem na Mata Atlântica.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, encontramos na Mata Atlântica cerca de: 20 mil espécies de vegetais; 850 espécies de aves; 370 espécies de anfíbios; 200 espécies de répteis; 270 espécies de mamíferos; 350 espécies de peixes.

A devastação da Mata Atlântica corre de forma paralela ao desenvolvimento econômico do Brasil, sendo que, a cada ciclo econômico houve o desaparecimento de uma parcela importante da mata. Hoje, a Mata Atlântica é um bioma protegido pela Lei nº 11.428/2006. Porém,  infelizmente ainda ocorrem desmatamentos em áreas consideradas de preservação ambiental, colocando em risco de extinção muitas espécies animais e vegetais.

O CINE BIOSFERA MATA ATLÂNTICA – RBMA, é um espaço para interação com as Crianças, Jovens, Adultos e Idosos que busquem mais conhecimento sobre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


HISTÓRIAS DA GRANDE RESERVA MATA ATLÂNTICA apresenta paisagens que apaixonam, flora e fauna únicas, cultura e pessoas inspiradoras.


No canal do INSTITUTO ECOFUTURO é possível realizar trilhas e canoagem em rios dentro da Mata Atlântica, através de vídeos produzidos em realidade virtual com imagens em 360º - uma nova maneira de conectar-se com a natureza.


SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE
DE MOGI DAS CRUZES

Serra do Itapety - Mogi das Cruzes. Fotografia: Ney Samento/PMMC

Mogi das Cruzes conta com uma exuberante parcela de Mata Atlântica em seu território, sendo que 65% do município estão situados em áreas de preservação ambiental, abrigando espécies raras da flora e da fauna. Essa rica biodiversidade é a segunda maior reserva de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, formada pela Serra do Itapety, Serra do Mar e trechos que seguem ao longo do Rio Tietê. O espetáculo formado pela fauna e flora abundantes, rios, cachoeiras e lagoas naturais, atrai muitos turistas e pesquisadores para o território mogiano.

A cidade investe em educação ambiental, com projetos e espaços específicos, como o Parque Municipal da Serra do Itapeti, o Núcleo Ambiental da Ilha Marabá e a Escola Ambiental, projeto referência na área, unindo desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. 

PROPOSTA DE ATIVIDADE 01 - ARTES VISUAIS

Com base no que foi visto e estudado até aqui, sobre o bioma Mata Atlântica. Vamos criar uma obra de arte? Observe as imagens abaixo e faça um desenho. Seu trabalho artístico pode ser feito com lápis, canetinhas, giz ou qualquer outro material... A escolha é sua! 

Araçari Banana - Foto: Cláudio Timm/ Crative Commons

Caneleirinho de Chapéu Preto - Foto: Erick Noe Tapia Banda

Gato Maracujá - Foto: Purestock/ Thinkstock

Mico Leão Dourado - Foto: iStockphot/ Thinkstock

Jandaia de Testa Vermelha - Foto: 鸣 朱/ Creative Commons

Juruva - Foto: João Vitor Perin Andriola, retirada do eBird

Muriqui do Norte - Foto: Anderson Ferreira/Sua Foto

Onça Pintada - Foto: iStockphot/ Thinkstock

Quati - Foto: iStockphot/ Thinkstock

Saíra Ferrugem - Foto: Chris Wood

Tangarazinho - Foto: Diogo Luiz, retirada do INaturalist

Dentro de uma metodologia ativa, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Assim, pesquise na internet, imagens da Mata Atlântica, sua fauna e sua flora, para apreciação e inspiração.

PROPOSTA DE ATIVIDADE 02 - ARTES VISUAIS

Com base no que foi visto e estudado até aqui. Vamos colorir os desenhos do Araçari Banana e da Onça Parda? Disponibilizados pelo grupo Legado das Águas. Ou vamos colorir os personagens da série animada Capitão Planeta? Você tem a opção de imprimir as imagens ou desenhar uma delas. Seu trabalho artístico pode ser feito com lápis, canetinhas, giz ou qualquer outro material... A escolha é sua! 

Dentro de uma metodologia ativa, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Assim, pesquise na internet, imagens que auxiliem na sua produção artística.

"Bora fazer arte?"

Araçari Banana
OBJETIVO

Conhecer o bioma Mata Atlântica.
Trabalhar personagens (HQs - Desenhos animados).
Realizar pesquisas.
Desenvolver a criatividade.
Trabalhar o desenho.
Trabalhar cores.

BIBLIOGRAFIA

ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE; DIAS, Gabriela (Ed.). Ecologia, Ecossistemas e desenvolvimento sustentável. São Paulo; Editora Moderna Ltda, 2008.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/possibilidades-adaptacao-proposta-didatica-shafer.htm. Acesso em 16 de junho de 2020.

https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em 16 de junho de 2020.

http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-do-verde-e-meio-ambiente/meio-ambiente-em-mogi. Acesso em 16 de junho de 2020.

https://www.infoescola.com/biomas/mata-atlantica. Acesso em 16 de junho de 2020.

https://carmenriverocolina.wordpress.com/2013/05/29/20-animais-da-mata-atlanticaAcesso em 16 de junho de 2020.

https://blog.parquedasaves.com.br/2019/12/10-aves-da-mata-atlanticaAcesso em 16 de junho de 2020.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mata Atlântica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mata-atlantica.htm. Acesso em 16 de junho de 2020.


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