terça-feira, 19 de maio de 2020

VAMOS RECICLAR?

PROJETO VAMOS RECICLAR?
(2º B - 2019)

E.M. Benedito Laporte Vieira da Motta(Dr.)
Profº Luiz Alberto de Souza


Iniciamos na terceira semana de outubro de 2019, com a turma do segundo ano B da Escola Benedito Laporte, em Mogi das Cruzes, o projeto “Vamos Reciclar?”.

Por meio de Metodologias Ativas e através de uma Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas (ABP) o trabalho foi desenvolvido sobre a temática sustentabilidade (ODS 11 - 12), realizado com a parceria de familiares, alunos e professores de outras turmas e com a usina de reciclagem do bairro (ODS 17). Desenvolvemos questões ligadas a pobreza (ODS 1), a saúde e ao bem estar (ODS 3), assim como, a questão do trabalho (ODS 8) e da redução da desigualdade (ODS 10), ajudando os ecossistemas do planeta (ODS 14 – 15) sendo um projeto educacional de qualidade (ODS 4).

A primeira etapa deste trabalho foi apresentar alguns vídeos de curta duração contendo as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU, e realizar logo em seguida uma roda de conversa com a turminha. Foi muito interessante ver os pequenos falando sobre o que viram e aprenderam nos vídeos e também sobre aquilo que já tinham conhecimento.

Em outro dia realizei nova roda de conversa com as crianças, a respeito dos assuntos tratados nos vídeos, e questionei se eles conheciam alguém que era envolvido com algum dos itens apresentados. Alguns disseram ter familiares que cultivam a própria horta, outros têm familiares que recolhem material nas ruas para reciclagem e outras se lembraram do tio da sucata, que trabalha em uma empresa de reciclagem próxima da escola e era conhecido por todos eles. Então, expliquei que deveríamos escolher alguém para ser a personalidade que nosso projeto apresentaria, e os alunos escolheram o tio da sucata. Fui conversar com nosso indicado, que é conhecido como Tio Pepp e ele disse que aceitava participar do nosso projeto e que nos ajudaria naquilo que fosse possível.

Na semana seguinte, entreguei aos alunos uma folha impressa, contendo um pequeno texto explicativo sobre a sustentabilidade e no verso, um espaço para que as crianças, junto com seus familiares, elaborassem uma ou mais perguntas para levarmos ao nosso entrevistado, o Tio Pepp. Foi muito produtiva e interessante a interação dos familiares no projeto. Muitas questões bacanas surgiram...

Na outra semana levei as crianças para a sala de informática, para ampliarmos nossa pesquisa e nossos conhecimentos sobre a reutilização de materiais e a reciclagem. Foi muito interessante ver os pequenos em ação, pesquisando, lendo, assistindo vídeos... Como a turminha não tem muito contato com as ferramentas de busca online (alguns nunca haviam utilizado), não coloquei muitas regras e exigências. Eles buscaram mais de uma fonte sobre os assuntos e fizemos nossa "webliografia". Após alguns alunos terem assistido vídeos com temática na reutilização de materiais, surgiu a ideia de criarmos algo com reciclados. Depois de uma nova roda de conversa, decidimos confeccionar o instrumento musical indígena "Pau de Chuva".

Sem explicar o real motivo, mas pensando em facilitar a compreensão da etapa seguinte do projeto, apresentei imagens abstratas e com texturas variadas para os alunos, dias antes de irmos nos encontrar com o Tio Pepp. Após entrevistarmos o Tio Pepp eu apresentei aos alunos uma câmera digital, e pedi para eles realizarem um estudo fotográfico das texturas encontradas na "sucataria", informando ainda que, as fotografias iriam compor uma exposição realizada na escola.

Iniciamos então, a etapa de ampliar a conscientização das crianças e para isso, levei os alunos do 2º ano B para explicar aos colegas das outras salas, sobre o projeto e sobre a importância dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Informamos que a partir daquele dia estava iniciada a fase de coleta de materiais recicláveis na escola, papel, papelão, metais, plástico, etc. Para isso, colocamos sacos de coleta nas salas, que seriam recolhidos durante as próximas duas semanas, para separação de material por tipo e ao final, levados e vendidos na “sucataria”. O dinheiro arrecadado foi revertido para a APM da escola.

Enquanto a escola se mobiliza na arrecadação de materiais recicláveis iniciamos a confecção dos “Paus de Chuva” com material coletado. Em nova roda de conversa sobre o andamento do projeto, em meio a muita alegria e empolgação, as crianças mostraram ter consciência da importância desse projeto, para eles, para a escola, para as famílias e para o bairro.

Ao encerramos a etapa de coleta de materiais recicláveis que envolviam as demais turmas da escola, observamos que o 2° ano A, da professora Leila, foi a sala que mais arrecadou material, e que infelizmente muitas turmas não participaram de forma ativa, arrecadando muito pouco material.

Ao levar o material para venda, o Tio Pepy parabenizou a turminha e como incentivo, deu $0,50 para cada aluno... Kkk eles ficaram "loucos" kkk. O valor arrecadado com a venda do material nestes 9 dias (duas semanas), foi de $6,50. A partir daí, fiz um cálculo baseado na probabilidade de nos próximos anos, pelo menos 10 turmas participarem ativamente do projeto. Os $6,50 (duas semanas) em um mês seriam $13,00. Com dez turmas participando ativamente = $130,00. Em dez meses = $1.300,00. Levamos separados em sacos de lixo de 100 litros "Ferro - Vidro - plásticos - garrafas pet – papelão - papel - caixas de leite - sacolinhas (aparas)". Em minha opinião o projeto é um sucesso, principalmente pela mensagem divulgada.

Agora vamos montar a exposição "Texturas de um mundo reciclável", com as imagens fotografadas na usina de reciclagem, vamos terminar os "Paus de Chuva" para tocar nas aulas de musicalização e para finalizar o projeto, vou apresentar alguns vídeos e imagens contendo trabalhos de Vick Muniz, realizar uma roda de conversa sobre o artista e sua maravilhosa obra e criar uma releitura (obra coletiva) inspirada em seus trabalhos. Esta arte será produzida com materiais descartados, recicláveis, e o que tivermos em sala, e sua criação e apresentação encerram nosso projeto.

Apresentei a imagem fotográfica de uma arara vermelha e realizamos a leitura desta imagem, para observação de suas formas, linhas, cores... A partir daí, dei a eles uma folha com o esboço da arara já feito e espalhei o material para uso em volta deles. O resultado foi surpreendente...

ENTREVISTA COM O TIO PEPP

Ana Souza
Podemos reciclar potes de danoninho, de creme de cabelo e latinhas?
Tio Pepe: Pode sim, e todos os materiais serão separados por tipo.

Enzo
O lixo que acaba nos rios e nas ruas pode ser reciclado?
Tio Pepe: Sim. E dessa forma os rios vão ficar mais limpos e as ruas, além de limpas, não vão mais ter material que entope os bueiros e causa alagamentos.

Lavínia
Quanta reciclagem o senhor já fez?
Tio Pepe: Muitas... Faz sete anos que trabalho com isso.
O setor de reciclagem gera boa renda para quem trabalha na área?
Tio Pepe: Gera sim uma boa renda para aqueles que estão desempregados.
O senhor já produziu alguma coisa ou obra de arte com a reciclagem?
Tio Pepe: Não. Nunca produzi nada... kkk.
Porque o senhor quis trabalhar com a reciclagem?
Tio Pepe: Fui convidado pelos meus sobrinhos. Eu tinha uma pequena pizzaria e fechei para trabalhar com eles.
Quantos carrinhos são trazidos com material para reciclar por dia?
Tio Pepe: Muitos carrinhos.

Rodrigo
O óleo de cozinha pode ser reutilizado sem prejudicar a natureza?
Pode sim, mas nós não fazemos isso aqui.
O plástico tem utilidade para a reciclagem?
Tio Pepe: Sim. O plástico tem muita utilidade na reciclagem e é separado por seu tipo e sua qualidade.
Reciclar o alumínio ajuda o meio ambiente?
Tio Pepe: Ajuda muito porque não deixamos as latinhas da natureza.

Marcella
É necessário lavar as embalagens para a coleta?
Tio Pepe: É bom, mas se não der, a empresa que vai reciclar lava.
Reciclar é a melhor opção?
Tio Pepe: Sim. É a melhor opção para nosso planeta.
A sacola plástica é a grande vilã da sustentabilidade?
Tio Pepe: Ela faz mal para a natureza e aqui ela é negociada como aparas, que são mais baratas.

Kayke
Quantas pessoas trabalham aqui?
Tio Pepe: Dez
Quantos caminhões de sucata passam aqui por semana?
Tio Pepe: São muitos, mais ou menos uns dez.
Quantos catadores trazem materiais para reciclar?
Tio Pepe: São muitos também.
Os catadores de material tem folga?
Tio Pepe: Kkkkk. Acho que eles folgam demais kkkk.
Os materiais coletados são separados por tipo?
Tio Pepe: Sim. Para reciclar eles devem estar separados por tipo.
Você fabrica brinquedo reciclado?
Tio Pepe: Não kkk. São outras empresas que fazem isso.

Ana Rodrigues
Como podemos ajudar a natureza?
Tio Pepe: Realizar a coleta de materiais e levar para reciclar.
Se destruir as árvores o que acontece?
Tio Pepe: Destrói o planeta.
O que a humanidade deve fazer para ter um mundo melhor?
Tio Pepe: Coletar, reciclar e deixar as ruas e a natureza limpas.

Laíza
Qual é a função e os benefícios da reciclagem?
Tio Pepe: Reutilização de materiais, ajudar a natureza e dar uma renda para quem está desempregado.
Que tipos de materiais podem ser reciclados?
Tio Pepe: Vários, separados por tipo. Tem os plásticos, metais, papelão.
Como realizar a reciclagem?
Tio Pepe: Coletar os materiais que são separados por tipo e levar para as empresas para reciclar.
Tio Pepe: O que podemos fazer para melhorar o processo de reciclagem?
Coletar e separar por tipos.

OBJETIVOS

Nosso projeto teve como objetivo proporcionar o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e a cidadania, para o desenvolvimento do pensamento crítico e de atitudes que valorizam a preservação e a sustentabilidade, estimulando mudanças e novas práticas para a formulação de novos hábitos. Ampliar o reconhecimento do mundo através do contato com variadas formas de expressão artística, usando de pesquisas, apreciação de obras de arte e do fazer artístico, através de linguagens artísticas variadas.

CONTEÚDOS CURRICULARES No percurso para atingir nossos objetivos, desenvolvemos nosso projeto através de conteúdos de diferentes linguagens e componentes. Trabalhamos a estética cultural, arte indígena e arte contemporânea, representação simbólica, relação entre obra e suporte, diversidade nas expressões artísticas, releituras, sustentabilidade, elementos da composição visual, leitura visual, cores, linhas, pontos, formas, volumes, texturas, grafismos, expressividade e dinamismo artístico, materialidade, bidimensional e tridimensional, fotografia, sons de instrumentos musicais, leitura reflexiva de textos informativos.

Me sigam no

WEBLIOGRAFIA

Os links apresentados são referentes as pesquisas realizadas pelos próprios alunos.

https://sites.google.com/site/reciclarparasalvaromundo/para-que-serve-a-reciclagem

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/meio-ambiente/reciclagem-garrafas-pet.php

https://www.iped.com.br/materias/ambiental/reciclagem.html

https://www.todamateria.com.br/reciclagem

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/44-guia-da-reciclagem/3240-reciclage
m-passo-a-passo-pratico-primeiros-passos-para-reciclar-proteger-meio-ambiente-fauna-dimi
nuir-poluicao-impacto-ambiental-reciclagem-de-lixo-vidro-plastico-papel-lata-posto-de-recicla
gem-como-organizar-lixo-reciclavel.html

https://meioambiente.culturamix.com/reciclagem/como-fazer-reciclagem

https://delas.ig.com.br/casa/servicos/aprenda-como-reciclar-o-lixo-da-sua-casa/n123750811
2335.html

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/reciclagem-papel.htm

https://www.tenda.com/blog/sem-categoria/afinal-como-fazer-reciclagem-em-casa-e-ajudaro-
meio-ambiente

https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/qual-e-o-processo-de-reciclagem-do-metal

3 comentários: