Simplificação do desenho - Pablo Picasso |
A ideia principal do desenho de linha contínua é que a arte seja feita sem interrupção, ou seja, a caneta ou lápis não podem ser retirados da folha de papel até que o desenho esteja completamente terminado. Outro fator importante neste tipo de arte é que o foco está na forma delineada do assunto e não nos inúmeros detalhes existentes.
Desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso |
Quando treinamos e utilizamos o desenho de linha contínua ou o desenho de contorno, damos uma base sólida para trabalharmos posteriormente desenhos mais complexos. A simplificação da imagem nos dá agilidade visual para compor nossos trabalhos, destacando a forma principal daquilo que será retratado.
Desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso |
Desenho Simplificado (Coruja) e desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso |
A simplificação da imagem, quando a técnica utilizada é a pintura, ocorre também através da restrição da paleta de cores que utilizamos na obra. A pintura se torna mais interessante quando a paleta de cores é pensada de forma simplificada, assim como, quando procuramos relacionar algumas dessas cores entre si.A experiência artística proporcionada pelo desenho contínuo depende muito mais das sensações e sentidos daqueles que produzem as obras, do que das suas percepções. Assim, o “sucesso” de um desenho de linha contínua está intimamente ligado aos instintos de quem o produz. O artista desenvolve sua criação captando e externando a imagem da silhueta do objeto apreciado.
Desenho Simplificado (Pomba) e Desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso |
Mesmo que você consiga perfeitamente reproduzir todos os detalhes daquilo que observa, é aconselhável que seja realizada inicialmente a seleção dos elementos principais da imagem, trabalhando a simplificação do tema abordado. Isso é muito comum quando realizamos o esboço de um desenho para a realização de uma pintura, utilizando como referência uma fotografia. Eliminamos os detalhes supérfluos, que tiram o foco do assunto principal, e buscamos destacar em nossas obras o ponto principal de interesse, para que a imagem realizada não fique confusa.
Autorretratos de Catherine Kehoe - Simplificação na pintura |
Nossa visão é altamente seletiva. A percepção visual que temos inicialmente de algo, é uma imagem simplificada, que favorecendo o todo. Isso facilita tanto o armazenamento da imagem em nosso “HD cerebral”, quanto sua busca futura, resultando em um menor gasto de nossas energias. Priorizamos desta forma, sintetizar a imagem, e somente num segundo momento é que buscamos por curiosidade visual, a absorção dos detalhes.
Desde a Pré-história encontramos sistemas de representação imagética onde a utilização de métodos de simplificação eram praticados. Conforme é indicado no site do Portal São Francisco, a pintura pré-histórica recebeu o nome de arte rupestre ou parietal por ter sido desenvolvida quase que exclusivamente em paredes de pedra, no interior de cavernas e grutas. No período paleolítico (25000 a.C. – 8000 a.C.) as imagens foram desenvolvidas em três temas principais: a representação de animais, principalmente cavalos e bisões; o desenho de signos, cujo verdadeiro significado ainda é desconhecido; e a figura humana, tanto masculina quanto feminina. O homem primitivo fazia sua arte através da simplificação e estilização das formas.
ARTE RUPESTRE
Arte Rupestre - Imagem de uma caçada |
Gravura Rupestre - Pedra do Ingá - Paraíba (Brasil) |
Parque Nacional da Serra da Capivara (Brasil) Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO |
ARTE EGÍPCIA
Pintura no Templo de Tebas |
VÊNUS - REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA
Vênus de Willendorf (25.000 a 20.000. a.C.) Áustria. Escultura mais antiga que se tem conhecimento. |
A simplificação pode ocorrer por meio de nivelamento, havendo fusão de partes ou exclusão de elementos não essenciais, criando uma imagem despojada e sintética.
Cláudia Ohana - Canetas Hidrográficas - Canetinhas (1995) e Simplificação por Nivelamento - Photoshop (2020) Luiz Alberto |
Outra forma de simplificação ocorre por meio da acentuação, que é muito utilizada nas caricaturas. O artista trabalha realçando os pontos principais dos personagens através de um conteúdo expressivo, e vai minimizando ou excluindo elementos secundários da imagem.
Caricaturas - Chico Anysio - Lápis de Cor (2002) e Zé Ramalho - Lápis de Cor (2005) - Luiz Alberto |
Caricaturas - Fagner (Canetas Hidrográficas - Canetinhas) e Moraes Moreira - Tinta Acrílica (2006) - Luiz Alberto |
O desenhista Carlos Damasceno afirma em seu site, que ao iniciar um desenho, muitas pessoas ficam presas aos detalhes. Tal fato dificulta o trabalho artístico, pois ao fixar o olhar em muitos detalhes, acabamos não tendo uma ideia clara de como, ou por onde devemos começar nossa obra. Podemos concluir então, que o volume exagerado de informações visuais, facilmente sobrecarrega nossos processos imagéticos, criando uma barreira criativa. Portanto, aprenda a simplificar seu desenho.
Embora os detalhes sejam importantes em uma obra de arte, não precisamos nos preocupar com eles ao iniciar um desenho, e é isso que pretendo demonstrar neste post. Devemos sempre começar simplificando o assunto.
DESENHO DE LINHA CONTÍNUA com Pádua Bastos
Damasceno comenta ainda, como beneficio adicional desta técnica, o fato de que a simplificação nos leva a uma melhor precisão do desenho, como também aumenta nossa velocidade ao desenhar. Quando começamos com formas simples, podemos desenha-las rapidamente, pois não perdemos tempo nos concentrado nos detalhes.
Ao pensarmos em um desenho artístico, devemos verificar que ele se constitui numa produção bidimensional, que pode ser retratada tanto como processo, quanto resultado final. Então, temos o desenvolvimento do desenho sobre um suporte, utilizando lápis, caneta, pincel, carvão entre outros, como sendo o processo criativo. A imagem ou desenho obtido ao final deste percurso é o resultado artístico, a obra.
Toda construção gráfica pressupõe, portanto, uma concepção artística da realidade, exteriorização de uma concepção visual, através de uma opção do desenhista. Neste processo o artista escolhe evidenciar determinadas características em detrimento de outras.
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Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet, de forma mais profunda, os temas abordados neste post.
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Desenvolver conceitos relacionados as linhas.
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BIBLIOGRAFIA
https://www.hisour.com/pt/contour-drawing-17619. Acesso em 28/09/2020.
https://euquedesenhei.com/simplificacao-do-tema/ - Simplificação do tema. Acesso em 28/09/2020.
http://carlosdamascenodesenhos.com.br/aulas-de-desenho-gratis/aula-de-desenho-aprenda-simplificar-para-ter-sucesso. Acesso em 28/09/2020.
https://desenhoesfrl.files.wordpress.com/2011/10/desenho-simplificac3a7c3a3o.pdf. Acesso em 28/09/2020.
https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1527/67/UT%20-%20PROCESSOS%20DE%20S%C3%8DNTESE.pdf. Acesso em 28/09/2020.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/arte-na-pre-historia. Acesso em 28/09/2020.
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