terça-feira, 29 de setembro de 2020

SIMPLIFICAÇÃO E DESENHO DE LINHA CONTÍNUA

Simplificação do desenho - Pablo Picasso

A ideia principal do desenho de linha contínua é que a arte seja feita sem interrupção, ou seja, a caneta ou lápis não podem ser retirados da folha de papel até que o desenho esteja completamente terminado. Outro fator importante neste tipo de arte é que o foco está na forma delineada do assunto e não nos inúmeros detalhes existentes.

Desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso

Quando treinamos e utilizamos o desenho de linha contínua ou o desenho de contorno, damos uma base sólida para trabalharmos posteriormente desenhos mais complexos. A simplificação da imagem nos dá agilidade visual para compor nossos trabalhos, destacando a forma principal daquilo que será retratado.

Desenhos de Linha Contínua - Pablo Picasso

Desenho Simplificado (Coruja) e desenhos de Linha
Contínua - Pablo Picasso

A simplificação da imagem, quando a técnica utilizada é a pintura, ocorre também através da restrição da paleta de cores que utilizamos na obra. A pintura se torna mais interessante quando a paleta de cores é pensada de forma simplificada, assim como, quando procuramos relacionar algumas dessas cores entre si.A experiência artística proporcionada pelo desenho contínuo depende muito mais das sensações e sentidos daqueles que produzem as obras, do que das suas percepções. Assim, o “sucesso” de um desenho de linha contínua está intimamente ligado aos instintos de quem o produz. O artista desenvolve sua criação captando e externando a imagem da silhueta do objeto apreciado.

Desenho Simplificado (Pomba) e Desenhos de
Linha Contínua - Pablo Picasso

Mesmo que você consiga perfeitamente reproduzir todos os detalhes daquilo que observa, é aconselhável que seja realizada inicialmente a seleção dos elementos principais da imagem, trabalhando a simplificação do tema abordado. Isso é muito comum quando realizamos o esboço de um desenho para a realização de uma pintura, utilizando como referência uma fotografia. Eliminamos os detalhes supérfluos, que tiram o foco do assunto principal, e buscamos destacar em nossas obras o ponto principal de interesse, para que a imagem realizada não fique confusa.

Autorretratos de Catherine Kehoe - Simplificação na pintura

Nossa visão é altamente seletiva. A percepção visual que temos inicialmente de algo, é uma imagem simplificada, que favorecendo o todo. Isso facilita tanto o armazenamento da imagem em nosso “HD cerebral”, quanto sua busca futura, resultando em um menor gasto de nossas energias. Priorizamos desta forma, sintetizar a imagem, e somente num segundo momento é que buscamos por curiosidade visual, a absorção dos detalhes.

Desde a Pré-história encontramos sistemas de representação imagética onde a utilização de métodos de simplificação eram praticados. Conforme é indicado no site do Portal São Francisco, a pintura pré-histórica recebeu o nome de arte rupestre ou parietal por ter sido desenvolvida quase que exclusivamente em paredes de pedra, no interior de cavernas e grutas. No período paleolítico (25000 a.C. – 8000 a.C.) as imagens foram desenvolvidas em três temas principais: a representação de animais, principalmente cavalos e bisões; o desenho de signos, cujo verdadeiro significado ainda é desconhecido; e a figura humana, tanto masculina quanto feminina. O homem primitivo fazia sua arte através da simplificação e estilização das formas.

ARTE RUPESTRE

Arte Rupestre - Imagem de uma caçada

Gravura Rupestre - Pedra do Ingá - Paraíba (Brasil)

Parque Nacional da Serra da Capivara (Brasil)
Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO

ARTE EGÍPCIA

Pintura no Templo de Tebas 

VÊNUS - REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA

Vênus de Willendorf (25.000 a 20.000. a.C.) Áustria.
Escultura mais antiga que se tem conhecimento.

A simplificação pode ocorrer por meio de nivelamento, havendo fusão de partes ou exclusão de elementos não essenciais, criando uma imagem despojada e sintética.

Cláudia Ohana - Canetas Hidrográficas - Canetinhas (1995) e
Simplificação por Nivelamento -
Photoshop (2020) Luiz Alberto

Outra forma de simplificação ocorre por meio da acentuação, que é muito utilizada nas caricaturas. O artista trabalha realçando os pontos principais dos personagens através de um conteúdo expressivo, e vai minimizando ou excluindo elementos secundários da imagem.

Caricaturas - Chico Anysio - Lápis de Cor (2002) e
Zé Ramalho 
- Lápis de Cor (2005) - Luiz Alberto  

Caricaturas - Fagner (Canetas Hidrográficas - Canetinhas) e
Moraes Moreira - Tinta Acrílica (2006) - Luiz Alberto

O desenhista Carlos Damasceno afirma em seu site, que ao iniciar um desenho, muitas pessoas ficam presas aos detalhes. Tal fato dificulta o trabalho artístico, pois ao fixar o olhar em muitos detalhes, acabamos não tendo uma ideia clara de como, ou por onde devemos começar nossa obra. Podemos concluir então, que o volume exagerado de informações visuais, facilmente sobrecarrega nossos processos imagéticos, criando uma barreira criativa. Portanto, aprenda a simplificar seu desenho.

Embora os detalhes sejam importantes em uma obra de arte, não precisamos nos preocupar com eles ao iniciar um desenho, e é isso que pretendo demonstrar neste post. Devemos sempre começar simplificando o assunto.

DESENHO DE LINHA CONTÍNUA com Pádua Bastos

Damasceno comenta ainda, como beneficio adicional desta técnica, o fato de que a simplificação nos leva a uma melhor precisão do desenho, como também aumenta nossa velocidade ao desenhar. Quando começamos com formas simples, podemos desenha-las rapidamente, pois não perdemos tempo nos concentrado nos detalhes.

Ao pensarmos em um desenho artístico, devemos verificar que ele se constitui numa produção bidimensional, que pode ser retratada tanto como processo, quanto resultado final. Então, temos o desenvolvimento do desenho sobre um suporte, utilizando lápis, caneta, pincel, carvão entre outros, como sendo o processo criativo. A imagem ou desenho obtido ao final deste percurso é o resultado artístico, a obra.

Toda construção gráfica pressupõe, portanto, uma concepção artística da realidade, exteriorização de uma concepção visual, através de uma opção do desenhista. Neste processo o artista escolhe evidenciar determinadas características em detrimento de outras.

AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS... PESQUISE

Dentro das metodologias ativas, é importante que os alunos saibam utilizar as TDICs (tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), e aprendam a pesquisar. Portanto, pesquise na internet, de forma mais profunda, os temas abordados neste post. 

MATERIAL RELACIONADO - Pesquise no Blog

SEMIÓTICA - Arte de Observar e Entender Desenhos

PICASSO E O CUBISMO

AGORA ESCOLHA UMA ATIVIDADE E "BORA FAZER ARTE"

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 01

Proponho para nossa primeira atividade, a realização de um desenho, levando em consideração o que aprendemos sobre Simplificação. Desenhe algo utilizando poucas linhas e não se preocupe com os detalhes. Não há restrição de tema para esta atividade, podendo ser um retrato, o desenho de algum objeto, uma paisagem, um animal ou planta. Pense, escolha um tema e faça sua arte.  

Desenhos por simplificação
PROPOSTA PARA ATIVIDADE 02

Diante do que foi visto e estudado até aqui, proponho realizarmos uma simplificação através da pintura. Lembre-se que no caso da pintura, a simplificação cromática é realizada reduzindo a paleta de cores da obra e usando cores que combinem entre si. Dessa forma, crie um desenho ou pinte uma das imagens disponibilizadas abaixo, usando o mínimo de cores possíveis. Caso sinta vontade de destacar algo na pintura, use uma cor contrastante, mas não exagere, pois a proposta é simplificar. Seu trabalho pode ser feito com lápis de cor, canetinhas, giz, tinta, ou qualquer outro material de sua preferência.

 

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 03

Para esta atividade, proponho que seja realizada a reprodução por meio da observação e desenho, de um dos Desenhos de Linha Contínua criados pelo mestre Pablo Picasso e apresentados neste post. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho, utilize uma caneta esferográfica ou canetinha (Caneta Hidrográfica). Caso prefira usar lápis, giz, pincel com tinta, ou outro material, fique à vontade.

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 04

Minha proposta para esta atividade é a criação de Desenhos de Linha Contínua. Diferente da atividade anterior, agora você deverá escolher o tema abordado e o objeto retratado. Pode ser um animalzinho de estimação, um objeto da sua casa, como um abajur, um bule de café, uma planta ou flor. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho, utilize uma caneta esferográfica ou canetinha (Caneta Hidrográfica). Caso prefira usar lápis, giz, pincel com tinta, ou outro material, fique à vontade.
Desenhos de Linha Contínua - Canetinhas
(Caneta Hidrográfica)

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 05

Através do que foi visto e estudado até aqui, proponho decorarmos uma imagem simplificada através da técnica de recorte e colagem. Para isso, imprima ou desenhe a imagem disponibilizada abaixo, ou outra similar, e faça a colagem com papel picado. Para facilitar a composição do desenho, indico que seja decorada a parte com maior volume de sombra. 
Autorretrato de Rembrandt aos 29 anos e suas simplificações
Adobe Photoshop - Luiz Alberto


Modelo de Rembrandt para imprimir
Corel Draw - Luiz Alberto

Modelo de Rembrandt com fundo azul e papel
picado - Adobe Photoshop - Luiz Alberto    

PROPOSTA PARA ATIVIDADE 06

Para nossa sexta atividade eu proponho algo um pouco mais complicado. Então, peça ajuda a um adulto. A ideia é realizar uma releitura de alguma arte rupestre. 
Separe os seguintes materiais: Papelão, cola, areia, pincéis e tinta.
Misture aos poucos, a areia com a cola, para criar uma massa espessa.
Aplique esta massa sobre o papelão e deixe secar.
Com a textura pronta, pegue o pincel com tinta e faça sua arte. 

Obs: A imagem pintada nesta atividade pode ser similar aos desenhos feitos pelos homens primatas, nas cavernas, ou pode ser uma imagem contemporânea, como os ícones de aplicativos dos celulares. Neste último caso, além de ser uma releitura, você estará contextualizando a atividade com algo do seu cotidiano.  

Imagem "Rupestre Contemporânea" - Luiz Alberto
Adobe Photoshop

Para ampliar seu repertório visual e facilitar a confecção do seu trabalho, pesquise imagens rupestres e de ícones na internet. Dúvidas sobre ícones... acesse https://arteregistrada.blogspot.com/2020/09/simplificacao-do-desenho.html

Me sigam no

OBJETIVOS

Ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Ampliar o repertório visual dos estudantes.

Apreciar os desenhos de linha contínua de Pablo Picasso.

Apreciar imagens relacionadas ao desenho de linha contínua.

Apreciar imagens de simplificação de desenho.

Desenvolver conceitos relacionados as linhas.

Desenvolver trabalhos estilizados, delineados e sintetizados.

Conhecer e entender as diferentes possibilidades expressivas através dos signos (imagens).

Atribuir significados e sentidos aos desenhos produzidos por linhas.

Trabalhar a técnica do desenho contínuo.

Trabalhar a técnica do desenho por simplificação.

Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar.

Trabalhar Arte Rupestre

Desenvolver trabalho de pesquisa através das TDIC.

Estimular pesquisas qualitativas aos educandos.

Desenvolver a criatividade do estudante.

BIBLIOGRAFIA

https://www.hisour.com/pt/contour-drawing-17619. Acesso em 28/09/2020.

https://euquedesenhei.com/simplificacao-do-tema/ - Simplificação do tema. Acesso em 28/09/2020.

http://carlosdamascenodesenhos.com.br/aulas-de-desenho-gratis/aula-de-desenho-aprenda-simplificar-para-ter-sucesso. Acesso em 28/09/2020.

https://desenhoesfrl.files.wordpress.com/2011/10/desenho-simplificac3a7c3a3o.pdf. Acesso em 28/09/2020.

https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/1527/67/UT%20-%20PROCESSOS%20DE%20S%C3%8DNTESE.pdf. Acesso em 28/09/2020.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/arte-na-pre-historia. Acesso em 28/09/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário