domingo, 7 de abril de 2013

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

O relatório que irei disponibilizar agora aborda o filme “O Enigma de Kaspara Hauser” de 1974 com duração de 110 minutos.

As Palavras-chave deste texto são: Kaspar Hauser; Werner Herzog; Comportamento humano; Filosofia; Psicologia; Sociologia; Linguagem; Socialização; Aprendizagem; Durkheim; Fato social;

O título original do filme, traduzido em português seria “Cada Um Por Si E Deus Contra Todos”, mas fora lançado com o nome supracitado. O diretor Werner Herzog relata através do filme, que é baseado em fatos reais, a história de Kaspar Hauser, personagem interpretado por Bruno S., que nunca foi ator profissional e passou toda sua juventude em instituições para doentes mentais. Werner questiona em seu filme de maneira contundente a teoria da tabula rasa, base tanto do empirismo quanto do behaviorismo e vai a fundo na temática do comportamento humano e da sociedade, criando diversos focos de discussão, sejam do campo psicológico, sociológico ou filosófico. O longa metragem ganhou prêmio especial do júri em Cannes.

Resumidamente, o filme traz a história de um homem que após seu nascimento viveu preso em uma cela, onde permaneceu até o dia de Pentecostes do ano de 1828, quando fora deixado numa Praça de Noremberg, portando uma carta ao capitão da cidade. Além da carta, que explica parte de sua história, tinha um pequeno livro de orações e outros itens que indicavam uma provável descendência nobre. Supostamente com 15 anos, não sabia falar, andar e nem mesmo se comportar como um ser humano.
Kaspar Hauser, nome que lhe foi atribuído, não conseguia discernir entre realidade e sonho, não conhecia o medo, e nem entendia que uma maçã não tinha vida própria, fato este, relatado de forma divertida no filme.

Kaspar virou atração circense e depois foi morar com um senhor da cidade, sendo que nesta época consegue ascensão social e quase é adotado por um nobre, que acabou por desistir da ideia devido a seus modos rústicos. 
Kaspar Hauser escreveu em fevereiro de 1829 sua autobiografia e em Dezembro de 1833, fora assassinado nos jardins do palácio de Ansbach, com uma facada no peito. As circunstâncias, motivações e autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa oferecida pelo rei Luís I da Baviera.

Em sua exumação descobriu-se anomalias no lóbulo esquerdo do fígado e no cérebro, o qual havia um maior desenvolvimento de tamanho do hemisfério direito em relação ao esquerdo e que teoricamente explicaria seus consideráveis avanços no campo da música e no aprendizado de tocar piano.

As anomalias encontradas em Kaspar Hauser foram apontadas como sendo as principais razões para sua estranha forma de ser, explicação esta, aceita por toda sociedade da época como resposta ao enigma. O filme termina com o escrivão da cidade feliz, por finalmente poder redigir sobre o assunto, tendo agora, um porque da existência de tão enigmático personagem.

O filme é muito interessante com vista no tema abordado. A caracterização dos personagens e a atuação de Bruno S., junto com a fotografia e música do filme são muito positivas, abrilhantando a composição do enredo e do clima sentimental da filmagem.  Também é positivo o fato do filme ter sido produzido de forma diferente dos longas metragens Hollywoodianos.

Como ponto negativo, posso dizer que o filme é muito melancólico. Há grandes pausas nas cenas tornando-as bastante lentas e um pouco cansativas. Ainda sim, é um filme que vale a pena ser assistido, para conhecimento e observação de tão curioso e intrigante fato social e humano, principalmente por futuros Psicólogos e Educadores, os quais atuam diretamente com diferentes tipos de pessoas e suas divergentes cargas psicológicas.





As imagens a seguir são trechos do filme que retratam diferentes épocas da vida de Kaspar Hauser. Seu cárcere, a época onde já estava socializado e os instantes finais do longa metragem e consequentemente da vida de Hauser.





  • Werner Herzog. O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für Sich und Gott Gegen Alle). Alemanha, 1974. 110 minutos.

Bibliografia Complementar

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