domingo, 10 de março de 2013

Desenhar ou escrever?

Embora ler me agradasse bastante, escrever foi um grande tabu. Sempre fui melhor com as cores e desenhos do que com a escrita. Tornei-me Ilustrador no terceiro ano de um curso na Escola Panamericana de Arte, com um professor fantástico e inesquecível, Augusto Minighitti, que é também um grande ilustrador e fotógrafo. Depois cursei fotografia e artes plásticas na ABRA e Desenho e Narrativa para HQs no SENAC. Este último, com outro grande mestre, Gilberto Maringoni, que entre muitas “coisas” é jornalista, pesquisador, desenhista e pra minha sorte, professor do citado curso. Infelizmente não aproveitei muito a parte do curso referente à narrativa, o que teria diminuído bastante o meu problema com as palavras. Mas, fazer o quê?  Naquela época só queria me expressar através dos desenhos... As letras não fluíam.

Isso mudou bastante durante o curso de Artes Visuais na Universidade Metropolitana de Santos. Quando me dei conta, estava escrevendo alguns textos dos quais recebia bons elogios tanto por parte dos colegas de curso quanto dos professores. Num certo dia, estava conversando com a Professora e Coordenadora do curso, Maria Emília Sardeliche e fui surpreendido com uma indagação: “Porque você não faz um Blog? Você poderia expor sua arte e através das postagens, aprimorar seus textos”. Adorei a ideia e hoje estou colocando em prática o que já estava lançado no astral desde aquele dia. Estarei utilizando este espaço virtual para aprimorar minha escrita, porém, devo salientar que meu forte continua sendo o desenho kkk. Sobre a pergunta inicial, o melhor é desenhar e escrever.
A temática deste blog será as muitas vertentes da arte, fazendo um amálgama de estilos e épocas. Pretendo abordar ainda, temas como cultura e educação. Vou postar imagens, vídeos e links para downloads de arquivos, além de dicas sobre a utilização de materiais artísticos.

 Sobre os downloads, devo frisar que não sou favorável e nem incentivo a “pirataria”, que a meu ver é a venda de cópias para obtenção de lucro. Quero apenas semear um pouco de cultura disponibilizando gratuitamente alguns arquivos que tenho sobre arte. Muitos são raros e difíceis de serem encontrados, sendo uma pena deixar tais materiais se perderem, guardados em mídias que irão pifar com o tempo. Seguindo o raciocínio de que Cultura guardada é Cultura morta, vou compartilhá-los.

Para encerrar este primeiro post vou deixar aqui a dica de um livro didático clássico sobre HQs, How To Draw The Marvel Way, publicado em 1978, que também tem sua versão em vídeo. O livro foi escrito pelo “pai” de vários dos maiores super-heróis da minha geração, Stan Lee e pelo grande desenhista John Buscema. Para aqueles que não estão familiarizados com o tema Comics, Stan foi criador de heróis como Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Vingadores, Thor e Quarteto fantástico. Sua grande virtude foi criar heróis complexos e problemáticos, muito diferentes da maioria das criações da época, caso dos invencíveis e “certinhos” Superman, Mulher Maravilha e Capitão Marvel. Stan revolucionou os quadrinhos e foi um dos principais agentes que tornaram a pequena editora Marvel Comics na gigante que conhecemos, hoje pertencente ao grupo Disney. John Buscema é um dos grandes nomes da Marvel quando o assunto é desenho. Ilustrou vários títulos da empresa, dos quais se destaca em minha opinião, o trabalho em preto e branco realizado na revista “Conan, o bárbaro”. Buscema entrou para o Hall da Fama dos Quadrinhos  (Will Eisner Hall of Fame) em 2002.

Esta escolha se deu em virtude deste ter sido meu primeiro contato com um livro didático de desenho. Mesmo tendo como foco o mundo dos quadrinhos, este é um grande livro para iniciantes no referente aos desenhos, pois Jonh Buscema tem um traço clássico, bem diferente da grande maioria dos estilizados quadrinhos modernos. Retirando os uniformes, você tem um ótimo trabalho de anatomia para estudos. O livro dá ainda, dicas de perspectiva, esboço, luz e sombra, arte final entre outras dicas.

Para aqueles que estão acostumados somente com a versão atual dos personagens, ou que preferem à didática apresentada através do desenho artístico acadêmico, este livro pode não chamar muito a atenção.  Independentemente do gosto, é um livro clássico que vale a pena conferir.



Me sigam no

Gostaria de incorporar a primeira parte do citado vídeo nesta postagem, mas tal opção (para este vídeo) está desativada no Youtube. Assim, vou apenas compartilhar seu link: http://youtu.be/f3y6k_vk_Vg


FILMOGRAFIA
  • Jim Gates. How to Draw Comics the Marvel Way. EUA, 1988. 59 minutos.

How To Draw The Marvel Way

5 comentários:

  1. Luiz parabéns pelo post e pelo Blog... Muito interessante mesmo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Fessor, muito bom! Começa a postar uns rabiscos pra gente também!
    Pode ter certeza que visitarei sempre que puder!

    Beijocas, gato!

    ResponderExcluir
  3. E aí Prof blz? Sds...curti o blog viu? To desenhando umas coisas aqui na cidade.. Terminei a facul ano passado. Parabens pelo blog poe uns desenhos aí.e se pudermos contribuir tamo aí!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz,

    Que bom que você aceitou o desafio.
    Poderei acompanhar o seu trabalho :-)
    Sucesso!

    Maria Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Professora.
      Estou gostando muito e aos poucos vou introduzir meus trabalhos artísticos...
      ...Fique a vontade e volte quando quiser, afinal de contas, a ideia foi sua ;-)

      Um grande abraço virtual!

      Excluir